Preste atenção na largura do seu pescoço. Pescoços com mais de 44,5 centímetros indicam problemas de saúde. A medida pode indicar se você tem um problema de saúde.
Por isso cientistas brasileiros defendem que as etiquetas das roupas ajudem a população a diagnosticar mais cedo uma série de doenças.
O colarinho da camisa mal fecha. O motorista de táxi, Aristides Bueno se surpreende com o resultado do teste da fita métrica. "Acho que eu passei um pouco. Tem que se cuidar agora".
Mas pouca gente associa o tamanho do pescoço a problemas de saúde. "Não estava sabendo. Eu acho que estou propícia", afirma a administradora de escola, Marta Regina Neiva. "Vou ter que fazer regime", afirma o mecânico, Edvaldo Silva.
Os médicos descobriram que o pescoço que tem circunferência de 44,5 centímetros indica não só que ela está obesa, mas também é um sinal de que pode desenvolver doenças silenciosas, como a hipertensão.
No Brasil um estudo feito por profissionais da USP sugere que a etiqueta das roupas traga um alerta para essas doenças difíceis de serem diagnosticadas sem ajuda médica.
O consumidor deve prestar atenção nas seguintes medidas: para as mulheres, quadril acima de 80 centímetros. Homens, cintura com mais de 94 centímetros.
O colarinho: quem usa tamanho 05, maior que 44 centímetros. As pessoas que ultrapassam as medidas têm mais probabilidade de ter problemas cardiovasculares e outras doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.
"A ideia é que as etiquetas possam alertar as pessoas e contribuir como se fosse uma campanha para que essas pessoas façam exames para detectar doenças que são prejudiciais, que tem consequências graves. Procurem tomar medidas que são preventivas dessas doenças. Redução de peso, enfim evitar o sedentarismo que melhorar a qualidade de vida e evitam essas doenças", afirma a doutora em nefrologia, Kátia Orteza.
fonte: Globo/G1
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.