30 de janeiro de 2010

Fumantes colocam entes queridos em risco de ataques cardíacos


Pesquisadores de universidades londrinas mediram, duas vezes, a exposição de homens não-fumantes à fumaça de tabaco. A segunda medição foi feita 20 anos depois da primeira.

As medições feitas entre 1978-1980 mostraram que 73% dos homens possuíam altos níveis de nicotina no sangue. Já entre 1998-2000, a porcentagem caiu consideravelmente, para 17%.


Os homens que viviam com alguém que fumava, ou seja, eram fumantes passivos, no entanto, continuaram a apresentar altos níveis de nicotina na segunda medição (nível acima de 0,7 nanograma por mililitro – pode parecer pouco, mas já causa um aumento de 40% em riscos de ataques do coração).


A Dra. Bárbara Jefferis, condutora dos estudos, diz que, dos dados, pode-se concluir que o hábito de fumar em público realmente diminuiu com o passar dos anos. As pessoas estão menos expostas. “Mas podemos perceber, também, que, claramente, viver com um fumante pode colocar alguém em uma posição de risco. Se queremos diminuir a exposição de não-fumantes ao tabaco, precisamos nos esforçar para que as pessoas parem de fumar, também, em casa” declara Jefferis.


“Não podemos obrigar as pessoas a pararem de fumar em suas próprias casas, mas podemos alertar os fumantes sobre o que estão fazendo a seus entes queridos. Fazê-los pensar em seus amigos e parentes antes de acender um cigarro” conclui a médica Bárbara Jefferis.
A comunidade científica, depois da pesquisa, está tentando aprovar projetos que ponham fim a displays de venda de cigarros e a máquinas automáticas que vendem o produto (as últimas podem “facilitar a vida” de fumantes menores de idade).  
 
fonte: ScienceDaily

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics