29 de janeiro de 2010

O farmacêutico e a sua importância para a saúde da sociedade

por Daniel Goulart

Há profissões que transcendem o tempo, evoluem com a sociedade e, cada vez mais, se fazem necessárias. É assim com o farmacêutico, que tem uma rotina dura, de muito estudo e trabalho, desde a época das boticas. Em tempos remotos, a busca pela cura de doenças já era uma das grandes preocupações da humanidade. Em meio a fórmulas e receitas, os farmacêuticos sempre estão em busca de uma nova descoberta que traga benefício à saúde e mais qualidade de vida às pessoas. É uma área em constante processo de renovação e mudança.
 
 
No dia 20 de janeiro, foi comemorado o Dia do Farmacêutico. É desta data também o primeiro código de ética profissional da classe. Desde o século 13, essa profissão foi separada oficialmente da Medicina. Vendo assim, é possível refletir há quanto tempo os farmacêuticos atuam com tanta dedicação em prol da saúde da nossa sociedade. Quem nunca precisou do trabalho de um farmacêutico ao comprar um remédio? Eles sempre estão lá, de plantão e de prontidão para dar orientações.

Ao conhecer mais de perto a atuação desse profissional, podemos ver que ela é bastante variada. Além de ser presença obrigatória em farmácias e drogarias, esses profissionais também são responsáveis pela manipulação dos medicamentos, seja em farmácias ou nas indústrias. A busca pela qualidade de seu produto é uma constante. O farmacêutico também pode ser responsável pela análise dos alimentos e pela indústria de cosméticos. Se a escolha for a bioquímica, há a opção de cuidar de laboratórios de análises clínicas e fazer diagnósticos e prognósticos de doenças.

A história da Farmácia é muita antiga e estima-se que tenha começado há milhares de anos. Os chineses, há cerca de 2.600 anos, já manipulavam remédios extraídos de plantas. No Egito Antigo, estudiosos também contribuíram para a evolução dos medicamentos. Mas é um grego – Galeno – o pai da Farmácia. Já no Brasil, o padre José de Anchieta dedicou-se à pesquisa dos efeitos curativos de plantas, sendo considerado o primeiro farmacêutico em terras tupiniquins.
Em Goiás, é notória a importância da indústria farmacêutica. O Polo Farmacêutico em Anápolis contribui economicamente e cientificamente para o desenvolvimento do nosso Estado. Na própria cidade, o curso de Farmácia é oferecido pela Universidade Estadual de Goiás, uma das importantes instituições goianas que formam profissionais para atuar nessas indústrias.

Sem dúvida, a atividade de um farmacêutico é indispensável à nossa vida. Deixamos aqui os parabéns a todos os profissionais dessa área pelo seu dia.
*Daniel Goulart é deputado estadual e vice-presidente do PSDB goiano.
 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics