9 de fevereiro de 2010

Noivo morre de asma minutos antes de casar

Asma afeta mais de 19 milhões no Brasil.
Duas mil pessoas morrem por ano ao não seguirem conselhos médicos.

A asma é uma doença sem cura, mas com tratamento eficiente. De maneira geral, as mais de 2 mil mortes registradas todos os anos ocorrem quando as recomendações médicas não são seguidas à risca.

A morte do noivo a caminho da igreja, em Santa Maria/RS, chamou a atenção do país para um problema que afeta pelo menos 19 milhões de brasileiros.

O advogado Wayne Kirchoff de Melo, 30 anos, morreu no sábado 20 minutos antes da cerimônia de casamento com a professora Suelen Haygert, 27 anos, que aconteceria na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Ao se dirigir ao templo, acompanhado da mãe e de um irmão, Wayne sofreu uma forte crise asmática e pediu que o levassem a um pronto-atendimento.

Estimativas indicam que pelo menos 10% da população brasileira sofra de asma, o que sugere uma cifra de 19,2 milhões de indivíduos que já sentiram sintomas como tosse, chiado no peito e sensação de falta de ar - três das manifestações mais comuns da doença. Em parte dos casos, ela se apresenta de forma intermitente, isto é, pode ser combatida com o uso dos tradicionais broncodilatadores (as "bombinhas") durante as crises. Quando é persistente, ou seja, o sistema respiratório está sempre sob a ameaça de inflamação, exige tratamento constante. Por meio de remédios, é possível manter a inflamação dos brônquios sob controle e combater a deflagração de uma crise.

Um problema muito frequente é que, quando o paciente começa a se sentir melhor, abandona o tratamento. — sustenta o chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital da PUCRS, José Miguel Chatkin.

O especialista observa que a ocorrência de asma é favorecida por fatores genéticos, mas as crises costumam ser desencadeadas por fatores que variam de pessoa para pessoa. Geralmente, fatores ambientais como poluição, mofo, fumo e poeira podem estar associados.

Uma infecção, mudança de clima ou período de estresse podem facilitar a ocorrência de uma crise grave — afirma o chefe do setor de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre, Luiz Carlos Corrêa da Silva.

A asma pode surgir nos primeiros anos de vida ou na fase adulta. A orientação é de que, em caso de sintomas como tosse e chiado no peito, o paciente procure um médico. Se já tiver diagnóstico de asma, que siga o tratamento recomendado. Somente isso garante que uma crise eventual não se transforme em risco.


Saiba mais

- O que é a asma: devido a uma inflamação da mucosa dos brônquios, o fluxo de ar para os pulmões fica prejudicado. Além disso, os músculos das vias aéreas se contraem, o que também dificulta a passagem de ar. Em crises graves, pode levar à morte.

- Tratamento: podem ser usados broncodilatadores (bombinha) em casos de crises, e medicamentos como corticoides para combater a inflamação. Não há cura conhecida.

fonte: Zero Hora

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics