11 de fevereiro de 2010

Feriado diminui doação de sangue no Estado de São Paulo


A Secretaria de Estado da Saúde está convocando os paulistas para doação de sangue antes do Carnaval. O objetivo é reforçar os estoques dos bancos paulistas até a véspera do feriado, evitando que haja falta de sangue, o que pode impossibilitar a realização de cirurgias nos hospitais.

Tradicionalmente a Secretaria percebe redução entre 30% e 50% do estoque de bancos de sangue em feriados. Aliado às férias, o Carnaval é uma época em que geralmente há necessidade de sangue para atendimento de urgência (especialmente para vítimas de acidentes).

No Estado, apenas 2% da população doa sangue. A maioria é do sexo masculino e tem entre 18 e 49 anos. Durante o período de festas e férias, a Secretaria e os hemocentros sempre reforçam as doações de sangue por todo o Estado. O esforço agora é para este período pré-Carnaval. O problema para estocar sangue nessa época do ano é identificado em todo o Estado.

“Não há substituto ao sangue humano, por isso é de extrema importância que as pessoas compareçam aos bancos. É um gesto simples, que pode salvar vidas”, afirma o médico da Hemorrede do Estado de São Paulo, Frederico Carbone.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue (veja infográfico abaixo). O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.

Para saber os endereços dos bancos de sangue no Estado, basta acessar o site www.saude.sp.gov.br

CLIQUE PARA AMPLIAR
[imagem divulgação: ANVISA]
 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics