“Avatar”, “Alice no país das maravilhas”, “Premonição 4”, “Shrek Forever After”, “Toy Story”. Estes são apenas alguns dos títulos exibidos atualmente ou que irão estrear em breve nos cinemas brasileiros, carregando multidões para as salas.
Todos os filmes utilizam a tecnologia 3D e necessitam de óculos especiais para a visualização dos efeitos.
Mas a diversão inocente pode se tornar extremamente prejudicial à saúde dos olhos, caso alguns detalhes não sejam observados.
O médico do Hospital Oftalmológico de Brasília, Canrobert Oliveira, informa que os óculos podem transmitir conjuntivite e outros microorganismos que são comumente encontrados na saliva ou na pele humanas – incluindo a gripe suína.
“Mesmo com toda a orientação na mídia por ocasião da gripe A, a população ainda não se habituou a formas básicas de higienização, como o uso do álcool em gel, por exemplo”, comenta Oliveira. Ele recomenda levar sempre um recipiente com o produto ao cinema (junto a um lenço) e limpar os óculos antes de usá-los. O médico aconselha os pais a tomarem este cuidado pelas crianças, que, muitas vezes, não estão atentas a este tipo de precaução e, por exemplo, colocam óculos na boca.
“Pessoas operadas de miopia correm o risco de contrair infecções viróticas que interferem na cirurgia”, ressalta Oliveira, explicando que a contaminação pode causar lesões que deixam sequelas irreversíveis na córnea, distorcendo a visão. O simples contato dos cílios com as lentes já é capaz de carregar vírus e bactérias.
O médico comenta que a medida ideal seria distribuir os óculos individualmente e embutir seu preço no valor pago pela entrada, pois óculos são objetos de uso pessoal.
O presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Mário Motta, admite o risco e sugere que os pares passem por um processo de higienização antes de serem reutilizados. “Seria recomendável que os óculos fossem distribuídos em invólucros individuais”, adiciona.
Cinemas garantem limpeza de peças
Dono da Cinematográfica Araújo, César Araújo explica que cada óculos custa cerca de US$ 40. O preço torna inviável a distribuição individual para cada espectador. O empresário afirma que a empresa usa uma máquina específica para lavar os óculos com água e sabão, e também segue padrões internacionais de higienização.
A rede Cinemark também informou, por meio de sua assessoria, o processo pelo qual realiza a limpeza dos óculos. São utilizados sabão, líquido secante abrilhantador e álcool em gel. Depois, os óculos são lacrados com plástico. Além disso, a empresa alega que utiliza cada par apenas em uma única sessão durante a semana.
O médico Canrobert Oliveira aprova a higienização, mas alerta que essa “semana” não garante o fim do risco, pois vírus, por exemplo, permanecem ativos por tempo indeterminado fora do corpo humano. Ele também alega ter presenciado entregas de óculos usados em uma sessão imediatamente posterior, mas não citou o nome do cinema.
fonte: RedeBomDia
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