17 de fevereiro de 2010

Teste de DNA identifica propensão a doenças de forma mais rápida e barata


Cientistas escoceses desenvolvem um teste de DNA capaz de identificar a tendência que uma pessoa tem de desenvolver uma série de doenças hereditárias. A principal novidade é que o sistema é mais rápido - leva poucas horas para apresentar o resultado - e barato que os demais, já que custa cerca de 1.000 dólares.

Os pesquisadores da Universidade de Edimburgo disseram que a nova técnica poderá revelar variações no código genético de uma pessoa em pontos críticos na cadeia de DNA a partir de uma gota de saliva.

De acordo com os especialistas, a técnica, que deverá ser usada apenas por profissionais da saúde, poderá revelar variações no código genético de uma pessoa em pontos críticos na cadeia de DNA a partir de uma gota de saliva.

Entre as doenças potenciais passíveis de identificação estão fibrose cística e degeneração macular relacionada à idade.

"Esta tecnologia oferece uma alternativa rápida e mais barata para métodos existentes de análise de DNA", disse Juan Diaz-Mochon, da Faculdade de Química da Universidade de Edimburgo. "Nosso método pode ajudar a se alcançar o objetivo de uma análise completa do genoma em poucas horas por menos de 637 libras [aproximadamente 1.000 dólares]."

fonte: Estadão

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics