8 de fevereiro de 2010

Virose infantil aumenta no verão

A estação mais quente do ano é marcada pelo aumento dos casos de viroses que se cararacterizam por febre, vômito, dor de cabeça e diarreia. O rotavirus é um dos mais comuns nesse período, mas afeta principalmente as crianças porque cerca de 95% dos adultos já tiveram contato com o rotavirus e se tornam praticamente imunes. É preciso que os pais fiquem atentos com os filhos pequenos, observando principalmente a alimentação e os hábitos de higiene.

Doenças de verão
As crianças são mais vulneráveis às chamadas doenças de verão - geralmente representadas por sintomas gastrointestinais - do que os adultos e merecem atenção redobrada nesta época de temperaturas mais elevadas. A avaliação é do pediatra e membro do Conselho Federal de Medicina, Luiz Carlos Beirute.
Ele explicou que dois episódios de vômito ou diarreia, por exemplo, são suficientes para provocar desidratação em crianças. Isso porque o organismo delas necessita de mais água do que o dos adultos para funcionar.
Febre, de acordo com o médico, também é sinal de perigo, já que também leva à perda de água por meio do suor. 

Brilho dos olhos
Os pais devem ficar alertas a sinais como a perda do brilho dos olhos, um súbito estado inativo e alterações na pele que, nesses casos, fica mais ressecada.
A orientação para prevenir problemas com as crianças, segundo Beirute, é estimular a ingestão de líquidos e de frutas e verduras - nada de alimentos gordurosos e típicos do verão, como churrascos, salgados e enlatados.
"Nos períodos mais quentes, o organismo tem dificuldade em processar os alimentos e por isso ocorrem os episódios de vômito e diarreia", explicou.
Outro cuidado é a exposição ao sol - adultos devem evitar que ela aconteça por mais do que algumas horas e, no caso de crianças, o sol só é permitido antes das 10h e ao fim da tarde. 

Fugindo das aglomerações
Ao considerar o período de pré-carnaval em quase todo o país, Beirute destacou que os pais devem evitar levar as crianças para aglomerações. O acúmulo de pessoas abre caminho para a proliferação de viroses e o calor intenso contribui ainda mais. No caso delas, o risco é maior porque o sistema imunológico ainda não está maduro como o de um adulto.
"Ao perceber qualquer sintoma como febre, vômito e diarreia com mais de 24 horas de duração, os pais devem observar a condição geral do paciente. Se estiver debilitado, fraco, sonolento, com reações mais lentas, há sinal de alerta. A orientação é procurar um serviço de emergência", alerta o pediatra.

Tratamento

Normalmente os médicos fazem a opção por um tratamento mais conservador para evitar antibióticos. A preocupação é com a eliminação dos sintomas e o cuidado maior é com a perda de líquidos para que se evite a desidratação. "Às vezes a pessoa ingeriu uma comida estragada e foi acometida por uma infecção intestinal, cujo tratamento tem que ser com antibiótico. Mas preferimos, nos primeiros dias, recomendar muito líquido e administrar analgésico e floratil para recompor a flora intestinal", explica uma médica plantonista.


Cuidados para evitar a virose

- Lavar sempre as mãos antes e depois das refeições
- Evitar o contato com a chuva e com a poeira
- Lavar bem os alimentos, principalmente verduras
- Evitar aglomerações
- Se houver doentes em casa, utilizar objetos individuais
 
fonte:  AgenciaBrasil/CorreioBrasiliense

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics