14 de março de 2010

Espuma metálica poderá originar nova geração de implantes

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desenvolveram uma espécie de “espuma metálica” que possui uma elasticidade similar à dos ossos humanos, o que pode significar o aparecimento de uma nova geração de implantes biomédicos mais leves e resistentes.

Esta “espuma metálica” pode ser fabricada através de diversas combinações de aço e alumínio e tem uma elasticidade que lhe permite absorver choques e impactos. Além disso, apresenta uma superfície áspera que poderá facilitar o crescimento ósseo em seu redor, melhorando a resistência do implante e evitando a sua rejeição. A sua porosidade faz com que seja mais leve do que os implantes atuais.

"espuma metálica" de aço e alumínio

Os investigadores acreditam assim que este material será “perfeito” para produzir implantes à prova de “stress shielding”, isto é, o processo responsável pela redução da densidade óssea resultante da remoção da pressão normal do osso depois da introdução de um implante.

"Quando um implante dentário ou ortopédico é colocado no corpo para substituir um osso ou uma parte de um osso, precisa lidar com as cargas da mesma forma como o osso ao seu redor", caso contrário dá-se o “stress shielding”, explica Afsaneh Rabiei, um dos autores do estudo.

Apesar das expectativas dos investigadores serem positivas, estes sublinham que antes de ser utilizado nos primeiros implantes, o novo material esponjoso deverá mostrar que é capaz de superar o titânio (material utilizado nos implantes actuais) em aspectos-chave como a biocompatibilidade e a resistência à corrosão.

fonte: CiênciaHoje-PT

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics