14 de março de 2010

Terapias alternativas e sua base científica

Banho de Ofurô. 
Chamam-no de terapêutico, porém, não sabemos exatamente a que doença se destina. Por outro lado, se considerarmos que o banho de ofurô é relaxante, agradável, prazeroso, etc, tudo bem e está correto. Mas, se o profissional que aplica tais banhos começar com indicações para essa ou aquela doença, a questão é bem outra. Se for assim, então a ciência que se ocupa dos banhos de ofurô deve, em respeito à racionalidade humana, divulgar (como a medicina faz) seus métodos de diagnóstico e a fisiologia da cura através dessas imersões perfumadas.

Esse exemplo do banho de ofurô é apenas uma pálida idéia das centenas de investidas fantasiosas que a sociedade faz acerca das terapias. Para exercer-se a terapêutica é absolutamente obrigatório o diagnóstico, como vimos acima, não se concebendo aquela sem que este esteja muito bem estabelecido, ainda como hipótese. Quando alguém diz que está tratando (fazendo uma terapia), o mínimo que se pode perguntar é, o que, exatamente, essa pessoa está tratando.

Evidentemente, se alguém estiver usando essas tais terapias fora da medicina tradicional para tratar uma doença, por exemplo, uma insuficiência renal aguda, aí sim podemos chamar de Terapia Alternativa, alternativa ao modelo médico. Porém, se estiver tratando de desequilíbrio energético, de fraqueza da aura, de influências espirituais, etc, então não é Terapia Alternativa, simplesmente porque a medicina tradicional não se ocupa desses ‘diagnósticos’.

Agora, se o profissional não médico estiver usando essas tais terapias alternativas para tratar uma insuficiência renal (ou uma esquizofrenia) como se fosse uma influência espiritual, aí será crime e não terapia alternativa. 

fonte: Psiquiweb

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics