6 de abril de 2010

7 de abril. Dia Mundial da Saúde


Comemorada desde 1950, o Dia Mundial da Saúde foi instituído em 7 de Abril de 1950, esta data marca a fundação da Organização Mundial da Saúde em 1948 e celebra o direito do cidadão à saúde e o dever do Estado quanto à promoção da mesma.

De acordo com a OMS, saúde é o mais completo estado de bem estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.

A cada ano seu objetivo é alertar a população sobre os principais problemas de saúde pública. Considerando que o progresso social e econômico e está diretamente ligado à paz, educação, habitação e equidade, a cada ano a instituição escolhe um tema de grande abrangência e relevância para suas campanhas.

O tema escolhido para 2010 é “Urbanismo e saúde”, por meio do qual se busca estimular a reflexão sobre os efeitos da urbanização na saúde de cada indivíduo e da coletividade. Para tanto, a OMS promoverá, de 7 a 11 de abril, a campanha 1000 Cidades, 1000 Vidas, que objetiva abrir espaços públicos para atividades de qualidade de vida e reunir mil histórias de campeões de saúde urbana, os quais tiveram iniciativas com impacto significativo em suas localidades.

O tema de 2009 foi a qualidade dos serviços de saúde em situações de emergência. O objetivo era destacar a importância de hospitais e outras unidades de saúde para que estivessem preparadas para atender a demanda da população em casos de desastres e crises natural, biológica, tecnológica, social ou de conflitos armados.
O tema questionava a resistência física das unidades e o preparo dos profissionais que nelas atuam, bem como a capacidade de seus gestores em protegê-los e também em superar a crise, garantindo a continuidade do atendimento.

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics