8 de abril de 2010

8 de abril. Dia Mundial de combate ao câncer

Nesta quinta-feira (8) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, doença que tem matado, anualmente, 7,6 milhões de pessoas no mundo.  A data tem o intuito de mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e também informar os aspectos educativos e sociais sobre esta patologia

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as estimativas para este ano apontam para a ocorrência de 489.270 novos casos da doença no Brasil, sendo esperados 236.240 casos para o sexo masculino e 253.030 para o sexo feminino.

Com exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, os tipos mais incidentes deverão ser os cânceres de próstata (52 mil) e de pulmão (18 mil) no sexo masculino, e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino (49 mil).

Apesar de os números não serem dos mais animadores, há dados positivos há se comemorar nas pesquisas. Em publicação lançada há dois meses, o Inca revela que, no Brasil, a combinação de alimentação saudável com atividade física é capaz de prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe, além de 60% dos tumores de esôfago.

Em todo o mundo, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente, sendo o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer no sexo feminino são de mama.

A prevenção e o controle de câncer estão entre os mais importantes desafios, científicos e de saúde pública, da atualidade.
A maneira de combater o câncer é se prevenir.
fonte: JCOnline

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics