13 de abril de 2010

Já beijou hoje?


Nesta terça-feira, 13 de abril é comemorado o Dia Internacional do Beijo, a data ainda não é muito convencional nos calendários, mas a prática é amplamente difundida e celebrada! A atividade envolve 29 músculos, queima calorias e libera a serotonina, hormônio do bom-humor. E então, já beijou hoje?
Símbolo de afeto, carinho ou de paixão, o ato de tocar os lábios em outras pessoas tem diversas interpretações.
As explicações para o surgimento da data são muitas, mas nenhuma é confirmada como verdadeira. As teorias vão desde religiosas até Darwinianas. O que pode se dizer, sem dúvidas, é que o beijo é uma das expressões de carinho mais praticadas no mundo. Mas vale conhecer algumas explicações sobre o surgimento do beijo e do seu dia…

Na Itália
Um história que mais parece uma lenda, diz que o Dia do Beijo surgiu na Itália, em 1982. Segundo uma das versões encontradas na internet, o italiano Enrique Porchelo, morador de uma pequena vila, era muito beijoqueiro e beijava até as mulheres casadas. Indiganado, no dia 13 de abril de 1982 um padre francês resolveu propor um prêmio em moedas de ouro para as mulheres que não haviam sido beijadas. Nenhuma foi encontrada e acredita-se que o prêmio ainda esteja na Vila, aguardando as mulheres não beijadas. E desde então, a data ficou marcada como dia do beijo.

Brincadeira de escola
Algumas teorias indicam que o Dia Internacional do Beijo, foi criado em 1982 como uma brincadeira escolar, e a notícia espalhou-se pelo planeta.

Darwin
Uma das mais interessantes teorias sobre o beijo vem do inglês Charles Darwin (1809 – 1882). De acordo com estudos de Darwin, o beijo começou com os macacos. Na realidade, não eram beijos, mas mordidas que o macho dava na fêmea antes do coito, e desde então, evolui para o beijo que conhecemos hoje.


Curiosidades sobre o beijo

* 29 músculos são ativados em um beijo apaixonado
* o coração dispara, podendo passar de 70 para 150 batimentos por minuto
* o corpo se aquece queimando até 15 calorias
* a pressão arterial sobe
* são trocadas 250 bactérias junto com a saliva
* os resíduos da sua saliva permanecem por três dias na boca de quem você beijou anteriormente
* uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e até roubados) ao longo de sua vida
* segundo pesquisadores norte-americanos, a saliva que se troca em um beijo “profundo” facilita a digestão e tem efeitos benéficos sobre as defesas do organismo
* beijar acalma, já que o nível de serotonina no cérebro (substância neurotransmissora que dá a sensação de euforia e relaxamento) aumenta nessa hora.


Quando beijar vira um problema

As chances de pegar mononucleose, herpes e candidíase (o sapinho) aumentam durante o beijo. Principalmente quando se pratica com mais de uma pessoa.

A informação é do médico Carlos Alberto Lazar, coordenador da disciplina de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da PUC de Sorocaba.

A mononucleose, a popular “doença do beijo”, traz febre, gânglios pelo corpo e aumento do baço.
Os sintomas duram até 21 dias, mas podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da reação do organismo. “É uma doença de mil faces, facilmente confundida com outra moléstia”, afirma o médico.

No caso da herpes labial, diferente da mononucleose, quem vai beijar tem chances de evitar o vírus, pois a lesão nos lábios é evidente.
Portanto, ao notar feridas nos lábios do parceiro, evite o beijo e recomende que a pessoa procure tratamento médico.

O beijo também traz risco de Aids, caso haja contato de sangue com sangue – se as duas pessoas em questão tiverem machucados na boca, por exemplo.

Infecções de origem bacteriana, como amidalite, também são comuns. “A pessoa pode ter uma bactéria na boca que não lhe causa nada. Mas, em outra pessoa pode transmitir doença, como a meningite”, alerta.

fontes: Wikipédia/EGO/UOL/GazetadoPovo/DSTAids


Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics