18 de maio de 2010

19 de maio. Dia Mundial das Hepatites virais



O vírus da hepatite B é 100 vezes mais infectivo que o HIV (Aids). As hepatites B e C contaminam sete vezes mais brasileiros do que a Aids e, por isso, matam mais. No entanto, a Aids tem muito mais visibilidade: recebe 13 vezes mais dinheiro do governo para campanhas educativas do que as hepatites.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da hepatite B e dois bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus. Estima ainda que dois milhões de brasileiros sejam portadores do vírus B, além de outros três milhões, do vírus C, com um milhão de mortes/ano no mundo.

A hepatite é causada por vírus que atacam o fígado, responsável por centenas de funções, incluindo o metabolismo e a fabricação de proteínas, enzimas e hormônios. A do tipo A é a mais comum e o organismo reage sozinho. Os números parciais do Ministério apontam que mais da metade dos jovens entre 10 e 19 anos já teve a doença. As hepatites B e C são as mais preocupantes.

A maior dificuldade é conscientizar as pessoas que elas precisam fazer o exame para saber se têm a doença. E o mais cedo possível.


 
Tipo de hepatites

Hepatite A
Contaminação: Transmitida por via fecal-oral, a través de alimentos e água contaminados com o vírus.
Prevenção: Vacina para prevenir a infecção.
Tratamento: Medicamentos para os sintomas causados pela doença, como dor de cabeça e náuseas, ou soro para prevenir a desidratação.

Hepatite B
Contaminação: Transmitido quando o sangue ou fluidos orgânicos contaminados por ele penetram na corrente sanguinea. O vírus pode ser encontrado no sangue, na saliva, no sêmen, na secreção vaginal, no fluxo menstrual e no leite materno.
Prevenção: A vacinação é, hoje, o método mais adequado para impedir a disseminação do vírus.
Tratamento: Pacientes com infecção aguda normalmente curam-se espontaneamente e não precisam contra o vírus. Os pacientes com hepatite crônica devem ser tratados para limitar as complicações associadas com a infecção em longo prazo.

Hepatite C
Contaminação: O vírus é transmitido quando o sangue contaminado por ele penetra na corrente sanguinea através de transfusões, acupuntura, agulhas ou seringas compartilhadas, tatuagens, piercings, instrumentos de manicure, ferimentos, entre outros.
Prevenção: Não existe vacina contra a hepatite C. Uma das principais forma de prevenir a transmissão e examinar todo o sangue coletado nos bancos de sangue. Também devem ser realizados exames em outros objetos de doação, como órgãos. Além disso, são necessários os cuidados com materiais que possam conter sangue contaminado, como alicates de unha, lâminas, barbeadores, escovas de dente, agulhas de seringas compartilhadas, entre outros.
Tratamento: Uso de medicação correta indicada por um profissional.


fonte: iBahia/Gazeta-RS

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics