16 de maio de 2010

71ª Semana Brasileira de Enfermagem

A Semana Brasileira de Enfermagem foi instituída pela Escola de Enfermagem Anna Nery em 1940, tendo como idealizadora a então diretora da instituição Laís Netto dos Reys. Seu início é o dia 12 de maio (nascimento de Florence Nightingale) e seu término no dia 20 do mesmo mês (data de falecimento de Ana Néri em 1880), sendo que no dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem. No Brasil, em 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira assinou o decreto 48/202, oficializando a Semana da Enfermagem. Este ano comemoramos a 71ª Semana da Enfermagem, cujo tema, defendido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) é "O Poder do cuidado".

Informações do Ministério do Trabalho dão conta que a enfermagem representa 58,44% do conjunto das profissões da saúde no país, o que representa um contingente de mais de 1,3 milhão trabalhadores. A enfermagem está presente em todas as instituições de saúde, públicas e privadas, 24 horas por dia e durante os 365 dias do ano. Isso nos remete a fazer algumas reflexões sobre o ofício que abraçamos: qual o perfil profissional da enfermagem? Qual o dominínio de conhecimento adquirido durante sua formação? Que tipo de serviço é oferecido à população? Como efetivar o controle do exercício profissional regido pelo Código de Ética do setor?

Nos deparamos com salários desonrosos e uma carga horária que sobrecarrega o profissional, prejudicando a qualidade do atendimento prestado. Precisamos discutir qual o valor do trabalho na enfermagem de forma a assegurar condições dignas de vida e sobrevivência para os profissionais e para a população assistida.

A busca pela excelência no atendimento prestado à população exigem dos Conselhos Estaduais um esforço diário em busca do aperfeiçoamento dos mecanismos de fiscalização, a fim de coibir o exercício ilegal da profissão. Os fiscais da autarquia trabalham incansavelmente pela observância de valores éticos que devem sempre nortear a atividade profissional. O compromisso maior do trabalho de fiscalização é com a preservação da qualidade do atendimento prestado à população e com a vigilância das condições de trabalho a que os profissionais de enfermagem são submetidos.

Trata-se de uma luta diária, sem fim, marcada pela existência de obstáculos difíceis de serem superados, mas não impossíveis. O compromisso com a ética e com o bem-estar dos pacientes firmado pelos profissionais nos bancos dos cursos e faculdades torna a enfermagem uma categoria de extrema importância na sociedade que vivemos.
A todos vocês, enfermeiros, técnicos e auxiliares, o nosso agradecimento e solidariedade. Parabéns profissionais!
fonte: ABEn

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics