Neste 19 de junho, será comemorado o segundo Dia Mundial da Doença Falciforme. Adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2008.
A data foi estabelecida em reconhecimento da doença no sangue como um problema de saúde pública e "uma das principais doenças genéticas do mundo".

A principal característica dessa condição é a herança do gene da hemoglobina S, que faz com que, em determinadas circunstâncias, as hemácias – que normalmente são em forma de disco – adquiram formato de foice. E, em situações específicas, como baixa tensão de oxigênio e baixas temperaturas, as hemácias falciformes tornam-se rígidas, aderindo-se à parede dos vasos sanguíneos obstruindo-os e dificultando a circulação do sangue.
A anemia falciforme é um tipo de doença falciforme, o tipo homozigoto.
Entre os objetivos da resolução A/63/L63, que estabeleceu o Dia Mundial da Doença Falciforme – proposta por especialistas da República Democrática do Congo, iniciada pela Organização Internacional de Doença Falciforme e assinada por 20 países, incluindo o Brasil – destaca-se a instituição do dia 19 de junho de cada ano para ser dedicado a campanhas de educação e sensibilização sobre a doença em níveis nacional e internacional.
fonte: SaoCamilo
Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.