15 de agosto de 2010

Médico no lugar de enfermeiro

Relatório da OAB indica que paciente deveria passar por triagem diferente.
Depois de fazer uma visita ao Hospital Materno Infantil e encontrar problemas enfrentados por pacientes que procuram atendimento no pronto-socorro, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (CDH-OAB) Joinville concluiu ontem um relatório, que será entregue pelo presidente da OAB, Miguel Teixeira, ao Ministério Público e às secretarias de Saúde do Município e do Estado na próxima segunda-feira.
O documento recomenda ações imediatas para solucionar problemas evidenciados pela CDH, como o número insuficiente de médicos (dois clínicos pediatras por plantão) para atender à demanda do pronto-socorro e o risco a que os pacientes estão sujeitos pelo fato de a triagem do Protocolo de Manchester ser feita por enfermeiros.

"Isso coloca a integridade do paciente em risco", afirma a presidente da CDH, Cynthia da Luz. "Recomendamos que a triagem seja realizada por médicos."

O hospital, que é administrado por uma organização social e mantido pelo Estado, disse à comissão que está com o quadro de profissionais preenchido.

"A terceirização acaba dificultando investimentos públicos em um serviço que é de responsabilidade do Estado", diz Cynthia.

Ela propõe a Secretaria Municipal de Saúde também contribua com recursos para a manutenção do Hospital Infantil, já que a unidade absorve boa parte dos atendimentos que deveria ser realizado pelo município. Segundo o hospital, o Protocolo prevê que a triagem seja feita por um enfermeiro. A direção também questiona o que seria considerado horário de pico, já que o CDH pede mais médicos nesses horários.

fonte: ClicRBS

Visitantes que já leram este artigo:

1 comentários:

Anônimo disse...

Bem se vê que as pessoas não entendem nada sobre enfermagem.. O enfermeiro é um profissional capacitado para realizar a triagem sim! E tem sido feita de maneira correta e cautelosa, um enfermeiro estuda muito, tanto quanto o médico, já tá na hora de parar com esse pensamento ridículo, preconceituoso e antigo de que o médico sabe mais. O médico sabe dentro de sua área de atuação e o enfermeiro dentro da sua!!! Ambos são capacitados! tá na hora de enxergarmos o enfermeiro com olhos diferentes e dar a ele o valor que ele tem!!!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics