30 de novembro de 2010

1º de dezembro é o Dia mundial de luta contra a Aids


O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.

A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher". Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.

Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita ao se levarem em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais.

Os objetivos da campanha são desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens (o foco este ano são jovens de 15 a 24 anos) sobre comportamentos seguros de prevenção. Para isso, o tema da campanha será: "Viver com aids é possível, com o preconceito não".
O Ministério da Saúde tenta concientizar a população, que deve-se prevenir-se contra o HIV mas jamais, estigmatizar o portador.
“Ainda há muita dificuldade de se trabalhar os temas dessa área, tanto nas escolas quanto nas comunidades e dentro das próprias famílias. Mas o compartilhamento de informações, resultado do engajamento de profissionais de saúde e de educação, tem sido fundamental para abrir a comunicação entre adolescentes e jovens, além de fortalecer sua participação na construção de políticas públicas inovadoras e no processo de formação de adultos mais conscientes”, informa Taís Venturelli Silva, representante do Projeto Saúde nas Escolas (PSE) do Ministério da Saúde.


fonte: DST-Aids/Terra/CRIAS

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics