24 de dezembro de 2010

Criado teste diagnóstico para detectar Alzheimer precocemente

Cientistas britânicos dizem ter encontrado uma maneira de diagnosticar o mal de Alzheimer anos antes de os primeiros sintomas da doença aparecerem.

Atualmente, não há cura ou um exame único para detectar a doença, que afeta mais de 20 milhões de pessoas no mundo.

Esta inovadora prova para a detecção precoce do Alzheimer foi provada por pesquisadores britânicos, com resultados positivos na profilaxia desta doença, que em 2050 triplicará sua prevalência atual.

Trata-se de uma punção lombar combinada com um escâner cerebral, que poderia identificar a pacientes com os primeiros signos da demência, uma das ante-salas dessa patologia.

Os autores, do Instituto de Neurologia do University College de Londres, submeteram a 105 voluntários sãos a várias puncões lombares para verificar seus níveis da proteína no líquido cefalorraquideo e ressonâncias magnéticas para calcular a contração do cérebro.

Os cérebros dos indivíduos normais com baixos níveis de beta-amiloide no líquido cefalorraquídeo, ou seja, em 38 por cento da mostra, contraíram-se duas vezes mais rápido em comparação com o outro grupo.
Estas pessoas, eles explicam, tem cinco vezes mais chances de possuir o gene APOE4 e risco também de níveis mais elevados de tau, uma proteína ligada ao mal de Alzheimer.

Para Anne Corbett, da Sociedade de Alzheimer, a detecção da demência precoce pode abrir as portas a novos tratamentos, ademais poderia ir de encontro a uma vacina contra essa doença.

Doença degenerativa que se manifesta como deterioração cognitiva e transtornos condutores, a doença de Alzheimer se caracteriza em sua forma típica por uma perda progressiva da memória e de outras capacidades mentais, à medida que os neurônios morrem e diferentes zonas do cérebro se atrofiam. Depois de seu diagnóstico, costuma ter uma duração média de 10 anos, ainda que isto varia em proporção direta com a severidade da doença.
O mal de Alzheimer afeta mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo.



fonte: PrensaLatina/Destak

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics