10 de dezembro de 2010

Dia Nacional das APAEs - 11 de dezembro

As APAEs, prestam um importante serviço ao Brasil, nas suas várias áreas tais como: a de defesa de direitos; trabalho em comunidade; promoção da saúde para um envelhecimento saudável; apoio à família; atendimento educacional especializado; e a importante missão de promover a inclusão das pessoas com deficiência tanto quanto possível nas escolas comuns, no mercado de trabalho ou incluindo estas em programas sócio educacionais ou oficinas dentro da própria instituição.

O dia 11 de dezembro de 1954 foi a data de fundação da primeira APAE do Brasil, e esta data ficou consagrada desde 2001, instituída pela lei nº 10.242, como o Dia Nacional das APAEs.

A inclusão nas APAEs não dá-se apenas na área educacional ou no mercado de trabalho, pois as escolas especiais proporcionam aos seus assistidos, atividades esportivas nas escolas, jogos regionais, olimpíadas em níveis estadual e nacional, e muitos dos seus atletas tem participado de olimpíadas internacionais e jogos especiais em outros países.

A inclusão também é feita através do desenvolvimento da arte e da música, nas escolas especiais, através de oficinas, concursos e festivais regionais e em níveis estadual e nacional. Além disso, faz-se a inclusão nas APAEs através de atividades laborativas em oficinas terapêuticas, oficinas protegidas e de produção.

As Escolas de Educação Especial tem muitos desafios a vencer, pois ainda faltam políticas públicas para atender pessoas com deficiências nas áreas de educação, saúde, esporte, arte, profissionalização e amparo na velhice. Nos últimos anos foram cortados recursos para vários programas que eram financiados pelo governo federal, entre estes a complementação ao atendimento às pessoas com deficiências, apoio à aquisição de veículos para o transporte escolar, apoio à adequação de prédios escolares para a educação especial e apoio à formação de profissionais para a educação especial.

Com 56 anos de existência, a instituição forma uma rede que reúne a Federação Nacional das Apaes, 23 Federações das Apaes nos estados e mais de 2100 entidades, em todo o país. A Rede conta com os pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para promover e defender os direitos de cidadania e a inclusão social dos brasileiros com deficiência.

O mês de dezembro é marcado por outras datas que celebram e criam oportunidades de conscientização da sociedade para a luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. No dia 3 de dezembro, por exemplo, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e, o dia 5, é o Dia da Acessibilidade e, também, o Dia Internacional do Voluntário, membro essencial no trabalho das organizações do terceiro setor.


fonte: FEAPAEs

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics