23 de janeiro de 2011

Anticoncepcionais não causam ganho de peso, diz pesquisa

Uma pesquisa publicada no periódico científico Human Reproduction mostra que não houve relação entre o uso da pílula anticoncepcional por via oral e o ganho de peso em um grupo pesquisado. A análise, feita com dez fêmeas de macacos rhesus, que têm um mecanismo reprodutivo bastante similar ao humano, não conseguiu registrar ganho de peso entre os animais pesquisados. Pelo contrário, as fêmeas em geral perderam peso durante o tratamento.

A razão mais provável para o crescimento da gordura de mulheres em nossa população é uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, que não têm nada a ver com o uso de anticoncepcionais orais.

A pesquisa, publicada em dezembro, concluiu que o maior ganho de peso durante o uso da pílula ocorria entre fêmeas obesas. O estudo lembra que, em geral, os seres humanos adultos tendem a ganhar peso com o passar dos anos.

"Não é surpreendente que as mulheres geralmente culpem os contraceptivos orais pelo ganho de peso, já que eles podem ser a única medicação que as mulheres tomam consistentemente ao longo de sua vida reprodutiva", afirma o estudo. "Apesar disso, a razão mais provável para o crescimento da gordura de mulheres em nossa população é uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, que não têm nada a ver com o uso de anticoncepcionais orais".

O estudo lembra que pesquisas anteriores realizadas em humanos não conseguiram determinar conclusivamente se as pílulas têm algum impacto no ganho de peso das mulheres, notando que em geral há poucas mulheres obesas nesses trabalhos - as macacas obesas foram as que perderam mais peso nesse último estudo. "Porém, há vários estudos com humanos com conclusões similares às nossas, demonstrando de leve à moderada perda de peso" com o uso da pílula, afirma o trabalho, "ou pelo menos não há ganho de peso".


fonte: Veja/AgEstado

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics