3 de janeiro de 2011

Dia nacional da abreugrafia


O dia 4 de janeiro, dia do nascimento de Manoel Dias de Abreu, foi instituído como o dia nacional da abreugrafia em homenagem ao saudoso médico radiologista, nascido no ano de 1892 em São Paulo. O criador do exame (daí o termo abreugrafia) tornou-se mundialmente conhecido após o desenvolvimento do método diagnóstico precoce e pela sua constante luta contra tuberculose.

Ele se formou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e mudou-se com a família para a França a fim de aperfeiçoar os estudos. Depois de especializar-se em radiologia, Manoel de Abreu voltou para o Brasil. Em 1936, trabalhando no Rio de Janeiro, pesquisou maneiras de rastrear a tuberculose no organismo. O teste criado registrava a imagem do tórax numa tela de raios X, tornou-se um método rápido e barato de pois tira pequenas chapas radiográficas dos pulmões, para facilitar o diagnóstico da tuberculose, espalhou-se então pelo mundo.

Como o inventor do exame, Manuel Dias de Abreu, foi indicado ao Nobel em 1950 e teve o invento batizado em sua homenagem. Mas só no Brasil: em outros países, o exame recebeu nomes como:
- Mass radiography, miniature chest radiograph (Inglaterra e Estados Unidos);
- Roentgenfluorografia (Alemanha);
- Radiofotografia (França);
- Schermografia (Itália);
- Fotorradioscopia (Espanha); e
- Fotofluorografia (Suécia).

Tal era a aprovação e o entusiasmo pelo método na época que somente na Alemanha, até o ano de 1938, o número de exames realizados pelo professor Holfelder já ultrapassava a 500 mil.

A importância de sua obra também levou à criação da Sociedade Brasileira de Abreugrafia em 1957 e à publicação da Revista Brasileira de Abreugrafia.


fonte: PaulinasOrg/AM-SP
   

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics