23 de março de 2011

Dia mundial de luta contra a Tuberculose


Muita gente não sabe, mas a tuberculose ainda é uma doença grave que atinge cerca de oito milhões de pessoas no mundo. No Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, nesta quinta-feira, 24 de março, é importante lembrar que uma tosse que dure mais de três semanas pode não ser apenas uma simples gripe já que esse é o principal sintoma da tuberculose.

No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que mais de 50 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose. A doença é transmitida pelo ar e afeta, principalmente, os pulmões.

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. Ela existe desde a antigüidade e até em múmias do antigo Egito foram encontradas lesões características da TB. Mas só em 1882 o médico alemão Robert Koch conseguiu identificar o tipo de micróbio que causa esta doença.

O micróbio responsável pela tuberculose é uma bactéria em forma de pequenos bastões. Seu nome científico é Mycobacterium tuberculosis, mas popularmente, é conhecida e chamada de Bacilo de Koch (B.K.), em homenagem ao seu descobridor.

Na maioria dos casos, as lesões da TB se localizam nos pulmões, mas a doença também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo.


SINTOMAS
Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da Tuberculose. Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas

TRATAMENTO
No Brasil, o tratamento da tuberculose é fornecido pelo Governo gratuitamente. São Paulo, assim como no Brasil, há o programa de análise epidemiológica e capacitação de profissionais para o tratamento.


Fonte: MS/CVE-SP

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics