25 de abril de 2011

Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho


O dia 28 de abril foi criado em "memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho" e tem suas raízes no movimento sindical canadense, convertendo-se em Jornada Internacional em 1996, quando, na sede das Nações Unidas em Nova York, a delegação do Grupo de União Global acendeu uma vela e incenso em homenagem aos trabalhadores adoecidos e mortos em decorrência do seu trabalho.

Historicamente, esta data tem sido importante para o movimento de trabalhadores no mundo inteiro, por se tratar de um momento que envolve não somente lembrar os trabalhadores acidentados, adoecidos e mortos ao desenvolver atividades laborais, mas principalmente para que a sociedade possa refletir sobre a necessidade de efetivar ações que visem a promover a saúde dos trabalhadores e o trabalho protegido e seguro.

Atualmente, a data faz parte do calendário da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sendo comemorada em mais de cem países e reconhecida oficialmente por 19 países, inclusive o Brasil.

Segundo a OIT, um trabalhador morre a cada quinze segundos, seis mil por dia e dois milhões por ano no mundo, vítimas de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

No Brasil, de acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2009, foram registrados 723.452 acidentes do trabalho. Comparado com o ano de 2008, houve uma discreta diminuição de 4,4% no número de acidentes.


Cerest - Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador
O nome começa a ser conhecido no meio da classe operária. Mas, poucos trabalhadores sabem da importância do trabalho realizado por este órgão.

O centro especializado em ações e serviços relacionados à saúde do trabalhador conta com uma equipe integrada por médico, psicólogo, enfermeiro, engenheiro do trabalho e pessoal de apoio administrativo.

Acidentes e doenças ocupacionais, casos de assédio moral e tantas outras ocorrências relativas ao ambiente profissional são acompanhadas pela equipe.

Casos que referem-se a acidentes e doenças não admitidos pelas empresas, são situações em que o órgão até avaliza a chamada Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Além dos atendimentos, a equipe realiza fiscalizações e atua em conjunto com a Vigilância Sanitária nos casos de expedição de alvarás, sendo que os fiscais da Vigilância ficam atentos às condições de higiene e a equipe do Cerest confere se há condições adequadas ao exercício do trabalho.

O Cerest atende, ainda, solicitações do Ministério Público (MP), a fim de fundamentar averiguações e processos, e atua na verificação das condições de alojamentos de trabalhadores, entre outros inúmeros serviços.

fonte: AgPara/PMACubatao

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics