6 de janeiro de 2012

Força Nacional do SUS


O Ministério da Saúde abriu o cadastro para voluntários que queiram se inscrever na Força Nacional do SUS. O banco de voluntários será organizado pelo Ministério da Saúde, que poderá acionar os profissionais, conforme cada situação de emergência.

Podem se cadastrar profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) - médicos Intervencionistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores de veículos de urgência; profissionais de saúde dos hospitais universitários, dos institutos nacionais e da rede assistencial hospitalar federal, estadual e municipal.

“Essa oportunidade (de participar da Força) é única no sentido de fazer um trabalho, de maneira organizada e estruturada, que vai ajudar as pessoas e comunidades envolvidas em situações adversas de grande porte”, salienta o coordenador de Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso.

Cléber Verona é enfermeiro e já se inscreveu para ajudar a população em caso de calamidade e desastres naturais. “É uma experiência, principalmente, de vida. A gente cresce principalmente como profissional, mas também como ser humano”, diz.

“O pré-requisito é que ele tenha alguma capacitação em urgência", diz Paulo de Tarso, coordenador de urgência e emergência do Ministério da Saúde. A meta do Ministério da Saúde é selecionar cerca de mil voluntários em todo o país. A partir de fevereiro, já começam a ser convocados para treinamentos nas áreas de atuação, possivelmente em seus estados de origem.

A  participação  dos  profissionais  na  Força  Nacional  da  Saúde  não  ensejará  remuneração  e  será considerado  serviço  público  relevante,  entretanto,  serão  fornecidas  passagens  e  diárias  para  as categorias profissionais de acordo com os critérios estabelecidos no MS.

O envio de reforço a outros países, como em 2010, durante o terremoto no Haiti, não está descartado pelo Itamaraty.

A Força Nacional do SUS foi criada em 2011 para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico (surtos de leptospirose após enchentes, por exemplo) que exijam uma resposta rápida e coordenada, apoio logístico e equipamentos adequados de saúde.


TREINAMENTO - Os candidatos que integrarem as equipes passarão por atividades de capacitação e processo de educação permanente obedecendo aos critérios definidos ministério.

Saiba mais
Força Nacional atenderá vítimas de desastres
 
fonte: MS

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics