19 de janeiro de 2010

19 de janeiro. Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional


O terapeuta ocupacional trabalha no campo da reabilitação, juntamente com o fisioterapeuta e com o fonoaudiólogo, procurando fornecer ao paciente o máximo de qualidade de vida possível. O profissional trabalha com deficientes físicos, mentais e sociais; ou seja, com tudo que dificulte ou ameace a funcionalidade do homem (criança, adulto ou idoso), para que este não seja excluído da sociedade. A terapia ocupacional reconhece que saúde significa não somente ausência de doença, mas também o bem-estar biológico, psicológico e social.

História
Desde as civilizações clássicas observamos o uso das atividades como meio de tratamento corpo e da mente. Mas foi em 1791 que o Dr. Philippe Pinel então diretor do asilo de Bicêtre (França) instituiu a terapia através da ocupação iniciando assim, a reforma psiquiátrica que posteriormente foi difundida pela Europa e América.

Tem-se conhecimento de oficinas terapêuticas para pacientes do hospital Pedro II (Rio de Janeiro-BR) em 1894. Em 1911 Juliano Moreira diretor da Assistência a Psicopatas no Rio de Janeiro-Br, passou a impulsionar a terapia ocupacional através da ocupação humana com a criação da colônia para mulheres onde a mesma era executada com maior intensidade.

Em 1915, em Chicago-EUA, William Rusch Dunton publicou o livro Occupational Therapy: a manual for nurses, nascendo então o termo Terapia Ocupacional e a primeira escola de formação na profissão.

No Rio de Janeiro -BR em 1946, foi criado o Serviço de Terapia Ocupacional no Centro Psiquiátrico Nacional, cuja direção ficou ao encargo da Dra. Nise da Silveira.

A profissão de Terapia Ocupacional foi reconhecida na Europa em 1948 e em 1951 foi criada a Federação Mundial de Terapia Ocupacional.

Apenas em 13 de outubro de 1969, através do Decreto-Lei nº 938, foram definidas as atribuições do Terapeuta Ocupacional e a formação de nível superior é reconhecida, ficando o Ministério da Saúde incumbido da fiscalização do exercício profissional.

No ano de 1973 a universidade de Fortaleza - UNIFOR realizou seu primeiro vestibular, tendo como uma de suas opções a Terapia Ocupacional (na época integrada à Fisioterapia). Sendo a pioneira no Estado Ceará, hoje conta com quase 700 graduados na profissão.

Em 1974 foi criada a Associação Cearense de Terapeutas Ocupacionais - ACTO, com objetivo de promover eventos culturais e científicos para a profissão, assim como divulgá-la nas mais diversas formas.

Com a Lei nº 6316 em 1975, criou-se o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e os CREFITO's (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), passando para estes a incumbência de fiscalizar e normatizar as profissões, além de definir a formação e competência dos profissionais. E em 1978 o Código de Ética Profissional de Terapia Ocupacional e Fisioterapia foi aprovado pelo COFFITO.

Finalmente em 1987, com a Resolução COFFITO-81, o exercício do profissional de Terapia Ocupacional é revogada e redefine-se a competência do Terapeuta Ocupacional e o uso da expressão Terapia Ocupacional.

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics