15 de janeiro de 2010

filmografia para Saúde do idoso

Indicação de filmes que complementam e realçam o entendimento da matéria Saúde do Idoso.
A cada ano acrescentam-se 200 mil pessoas maiores de 60 anos à população brasileira, gerando uma demanda importante para o sistema de saúde" (MS, 2005)



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-N2k6ZtiF3F7LaOclSG1MuS4jO3LGVsOtJ3EYSn_A4wSBcOKrmfKCrtmIUAcvu8l1Lx723S3hZrI0LWOLKoMrRb_OI6McvdLO7dh-IEITNsQ9E70rI_D4CarKHpf5OXBdvKOJQhwtN54/s400/evera.jpghttp://i37.tinypic.com/dq66md.jpghttp://www.broga.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2008/06/bucket-list-poster-203x300.jpghttp://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/76016_680.jpghttp://2.bp.blogspot.com/_WAAgzmZs2jc/ShQHJTlCLzI/AAAAAAAAJ4Y/4git3LEBMIo/s400/iris-poster03.jpg
LONGE DELA (2008)
Casados por 45 anos, Grant (Gordon Pinsent) e Fiona (Julie Christie) são separados por uma grave doença da mulher, que é encaminhada a uma casa de tratamento para idosos. Lá, Fiona conhece outro homem enfermo que mexe com seus sentimentos provocando uma crise de ciúmes no marido, também conhecido por ser um grande galanteador. Os dois passam a rever as trajetórias de suas vidas e analisam como poderiam ter vivido bem diferente se não estivessem juntos.
http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/65884_miss%20daisy.jpg

ÍRIS (2001)
Duas aclamadas atrizes de diferentes gerações, Judi Dench e Kate Winslet interpretam a emocionante história de uma das mais extraordinárias mulheres de sua época, a célebre escritora e filósofa irlandesa Iris Murdoch. Seja em seus dias como professora em Oxford, na década de 50, onde impressionou todos à sua volta com seu espírito libertino, ou em sua carreira como filósofa e romancista, Iris sempre mostrou ser uma mulher à frente de seu tempo. Conhecida e admirada por seu intenso amor à vida - sentimento que transmitia com clareza através de sua obra - esta admirável mulher reagiu heroicamente ao se descobrir acometida pelo Mal de Alzheimer, e lutou intensamente contra a doença por quatro décadas. Mas, ao longo destes 40 anos, houve um homem que esteve a seu lado em cada um de seus passos, alguém que compreendia e admirava seu espírito revolucionário: seu marido John Balley. Balley foi sua verdadeira alma gêmea, alguém que a amou na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até o último de seus dias.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiULVNFBG6fWeM6RsceA6pxyBBUCTJY5GLuHNbhmBahAfy_84N-Cu5cIGIB78Ie8d9TFiK_oMMoFBQ-6N_E3DOPoPob7WIA4KMRW8Bq5KW_ObGg8bnn-UQB4D-xTIfZSXB_J12CGAJ78Q/s320/LONGE+DELA.jpg
AS INVASÕES BÁRBARAS
(2003)

Considerado um dos melhores filmes de 2003, "As Invasões Bárbaras" é um filme raro. Emocionante sem ser piegas e ao mesmo tempo moderno.
À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz e recebe a ajuda de sua ex-mulher, de velhos amigos e de seu filho, de quem sempre fora afastado. Ele revive vários momentos de sua vida, sempre através de diálogos, ao mesmo tempo que seu filho tenta sua cura através de um ilegal tratamento com drogas.


A BALADA DE NARAYAMA (1983)

Fim do século XIX, em meio à pobreza e miséria que causavam guerras e emigração para terras estrangeiras, em algumas regiões do Japão, numa luta dura pela sobrevivência, instituí-se uma tradição amarga: Ao completar 70 anos de idade, os moradores dos humildes vilarejos deveriam subir ao topo da montanha local, uma região sagrada e, como elefantes velhos, deveriam esperar pela hora da própria morte, sozinhos. A partir destes elementos de extrema beleza humana, o mestre Shohei Imamura criou uma obra-prima de valor universal e foi laureada , por unanimidade, com a Palma de Ouro do Festival de Cannes.


ANTES DE PARTIR (2007)

Edward Cole (Jack Nicholson) e Carter Chambers (Morgan Freeman) são dois homens com câncer em estágio terminal, que se conhecem no mesmo quarto de hospital, que por sinal pertence a Edward, e recebem a previsão de 6 meses de vida apenas, e aí começa uma história encantadora, os dois resolvem viajar pelo mundo, conhecer lugares nunca visitados, om uma lista de coisas que gostariam de fazer antes de morrer, e nessa viagem, se tornam muito amigos, discutem suas crenças, falam sobre família, sobre alegrias e tristezas no decorrer da vida e um acaba transformando a vida do outro de alguma forma.


DIÁRIO DE UMA PAIXÃO (2004)

O filme começa em um asilo, onde um bondoso senhor se propõe a ajudar uma paciente com problemas na memória, contando a ela uma bela história de amor sobre dois jovens de classes sociais diferentes separados pela guerra, se reencontrando anos depois para firmar este amor impossível.




CONDUZINDO MISS DAISY (1989)

Após sofrer um acidente de automóvel no seu próprio terreno, uma teimosa velhinha judia excêntrica é proibida de dirigir seu carro, e seu filho, um rico empresário acaba tendo de contratar um chofer. No início a convivência com Hoke é difícil, mas com o tempo eles se tornam amigos e confidentes, algo impossível de se acontecer em 1950 em Atlanta, num dos estados americanos mais conservadores. Um drama singelo que venceu o Oscar de melhor filme.


EM BREVE MAIS FILMES!
boa pipoca!
 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics