27 de janeiro de 2010

Brasileiros têm 80% de herança genética dos europeus


Um recente estudo da Universidade Católica de Brasília revela que, em média, os ancestrais europeus respondem por quase 80 por cento da herança genética da população brasileira, divulgou hoje a Folha de São Paulo.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica "American Journal of Human Biology" e reforçam estudos anteriores que também mostravam que cor da pele, dos olhos e do cabelo têm pouca relação com a ascendência da pessoa.

"No Brasil, a pigmentação da pele está, em grande medida, desacoplada da ancestralidade, por conta do grau de miscigenação", disse à Folha o coordenador do estudo, Rinaldo Wellerson Pereira.

O principal objectivo do estudo é obter uma ideia mais clara da composição genética da população brasileira para entender correlações entre o DNA e uma série de doenças.

A ciência já provou que o organismo de pessoas de diferentes ascendências reage de maneira variada a certas substâncias.

Nos Estados Unidos, já há medicamentos voltados de forma específica para os norte-americanos de origem africana.

"Agora, imagine uma droga dessas no Brasil. Não adianta uma pessoa ter a aparência africana para você prever se ela vai responder ao remédio", explicou Rinaldo Pereira à Folha de São Paulo.

Os resultados do estudo foram obtidos com amostras de 200 pessoas dividas em cinco grupos oriundos de zonas urbanas de diferentes regiões do Brasil.

fonte: DN Ciência

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics