31 de janeiro de 2010

Existem 200 tipos diferentes de dor de cabeça

 
Seis em cada 10 pessoas estão sentindo alguma dor neste momento. Além de um intenso desconforto físico, 80% delas afirmam que este mal estar afeta o trabalho e prejudica as relações sociais e afetivas e limita a atividade como a prática de exercício, o lazer e até o sexo.

Pelo menos uma vez por semana Berenice Salomão sente dor de cabeça. Ela já procurou vários médicos especialistas e o diagnóstico é enxaqueca, cuja origem está relacionada a problemas emocionais e pressão arterial. "É um horror porque eu não tenho controle sobre esse incômodo e se a cabeça dói, meu bom humor desaparece", afirma.

A massoterapeuta Simone Silva é outra vítima da dor que acomete a região lombar, pescoço e pernas. Simone também já procurou solução na medicina, e disse que encontrou apenas a causa. O problema foi identificado como fibromialgia, doença de fundo emocional.

"Difícil é ter controle sobre as emoções, e por isso aprendi a conviver com a dor. Às vezes sou vencida por ela, e sequer consigo trabalhar. Reclamar também não adianta e por isso vou levando".
Seis em cada 10 pessoas estão sentindo alguma dor neste momento. Além de um intenso desconforto físico, 80% delas afirmam que este mal estar afeta o trabalho e prejudica as relações sociais e afetivas e limita a atividade como a prática de exercício, o lazer e até o sexo. Os números são resultado de um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP), que mostrou ainda que as dores mais comuns dos brasileiros são as de cabeça, de dente, nas costas, de estômago, nos músculos e nas articulações.
 
Crônicas ou agudas, elas sempre indicam que algo não vai bem no corpo. "A dor não é uma doença, mais um sinal. Não há motivo para pânico, sobretudo se for uma sensação suportável, mas nunca deve ser desprezada", disse Onofre Alves Neto, presidente da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor.

No entanto não se trata de sair por aí tomando remédio sem critérios, pelo contrário, o melhor é procurar ajuda. "Há muitos sintomas parecidos. Só de dor de cabeça, são mais de 200 tipos classificados pela Internacional Headache Society, e muitas têm fundo emocional", disse João Figueiró, psicoterapeuta do Centro Multidisciplinar de Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo.



Em www.i-h-s.org você fica por dentro das descobertas da Sociedade Internacional de Dor de Cabeça, que estuda as várias formas da Cefaléia). 


Dores são sinal de que há algo errado no organismo
Identificar a origem dessas alterações é a etapa mais difícil de todo o processo. A triagem é feita basicamente por análise clínica detalhada e acompanhamento das queixas do paciente com algumas exceções que podem ser desvendadas com exames específicos.

Síndromes como a fibromialgia que provoca mal estar generalizado, fadiga, alterações de humor e distúrbio do sono são mais difíceis de reconhecer e tratar, pois podem ser confundidas com outras doenças de características parecidas.

Ao mesmo tempo existem quadros clínicos fáceis de serem identificados. "Uma dor no peito que caminha para o braço esquerdo é um sinal claro de infarto. Dor umbilical que se move para o lado direito do abdômen indica que pode haver uma apendicite", explica Onofre Alves Neto, presidente da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor.

Outro fator que piora a situação é o fato de não existir uma especialidade médica que trate restritamente a dor. Quem faz este papel são os especialistas que cuidam das respectivas regiões do corpo acometidas pelo incômodo como reumatologistas, gastroenterologistas, neurologistas e ortopedistas.
 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics