28 de janeiro de 2010

Leigos não precisam saber fazer boca-a-boca para salvar vidas

Associação Americana do Coração diz que basta realizar as compressões cardíacas.
Entidade revisa periodicamente as técnicas mais indicadas de ressuscitação.


A Associação Americana do Coração apoiou formalmente através de artigo na revista "Circulation", na edição de 1 de abril de 2008, a técnica de ressuscitação cardíaca somente com compressões do tórax, para leigos.

A Associação é responsável por revisar as técnicas de ressuscitação cardíaca que são aplicadas no mundo todo, através de treinamentos padronizados.

A última revisão e mudança aconteceram em 2005, com a aprovação da diretriz de ressuscitação. O protocolo determinava que eram necessárias 30 compressões no tórax, associadas a 2 respirações.

imagem divulgação

A cada ano, somente nos Estado Unidos, ocorrem mais de 162 mil paradas cardíacas fora dos hospitais. O índice de sobrevivência sem atendimento é muito baixo, ficando em torno de 2%.

Se a vítima for atendida dentro dos primeiros 3 a 4 minutos por um socorrista treinado, e com a disponibilidade de um desfibrilador automático, essas chances podem chegar até 75%.

O problema é que quando uma pessoa não treinada, ou mesmo quem fez o treinamento, presenciava uma parada cardíaca de uma pessoa desconhecida, muitas vezes não se sentia à vontade de fazer respirações boca-a-boca.

Desde o ano 2000, pesquisas vinham mostrando que atender uma parada cardíaca somente com as compressões do tórax era eficiente.

Diante do número de trabalhos em modelos animais e dados de atendimentos orientados por telefone, encorajando as pessoas a fazerem pelo menos as compressões, se tornou necessário o apoio da Associação Americana do Coração a esse método.

A American Heart Association orienta que os indivíduos treinados em Ressuscitação Cardíaca, devem seguir o protocolo, intercalando as ventilações com as compressões até que socorro avançado chegue.

O artigo da AHA está disponível online neste link

fonte: G1

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics