29 de janeiro de 2010

Mulheres: Programem seus exames médicos dos 20 aos 50 anos

 
Muitas mulheres, envolvidas com a correria diária, acabam deixando os cuidados com a saúde de lado. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2003, 62.061 mulheres brasileiras morreram por algum tipo de câncer, que poderia ser evitado com exames periódicos. A ginecologista Sueli Raposo, do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/ DASA orienta que as mulheres chequem sempre suas condições físicas, para evitar problemas maiores. "Assim como os homens, as mulheres devem cuidar de sua saúde. O ideal é se consultar um ginecologista pelo menos uma vez ao ano", conta.
Os exames periódicos previnem câncer de mama, de útero e protegem seu coração.
Doenças como câncer de mama, maior causa de morte por câncer entre mulheres e os tumores de útero, podem ser tratadas de maneira eficaz quando descobertas precocemente. Dentre alguns métodos diagnósticos das doenças, os mais eficientes são a mamografia e a citologia oncótica (papanicolau).

"Os procedimentos, que devem ser realizados em mulheres a partir da primeira menstruação, consistem na avaliação das mamas, e na presença de alterações no tecido do colo do útero", diz a ginecologista.

Agenda de exames
As mulheres, a partir dos 20 anos, devem se preocupar com sua saúde periodicamente, verificando níveis de colesterol, triglicérides, glicemia (para descartar diabetes), atividade cardíaca e DST s (doenças sexualmente transmissíveis).

Para Todas
- Consultar periodicamente um ginecologista, uma vez ao ano;
- Conferir sempre a pressão arterial;
- Controlar o peso. A obesidade deve ser combatida, pois aumenta o risco de eventos cardiovasculares e também alguns tipos de câncer;
- Praticar exercícios;
- Não fumar;
- Atualizar a carteirinha de vacinação
- Tomar a vacina contra Hepatite B e HPV antes do início da vida sexual

Aos 20 anos
- Controle de colesterol, triglicérides, glicemia, creatinina e urina;
- Citologia oncótica (papanicolau) e colposcopia anualmente, dependendo do resultado o ginecologista poderá pedir com mais freqüência;
- Ultrassom pélvico ou transvaginal;
- Avaliação de pintas (manchas no corpo);
- Realizar exames para prevenção de doenças hematológicas, como anemias, hepáticas e cardíacas;
- Usar camisinha para prevenção de DST s como HIV, hepatite B e C, HPV, clamídia, gonorréia, sífilis, herpes, cancro mole e donovanose.

Aos 30 anos
- Além de seguir as dicas anteriores, as mulheres devem procurar um oftalmologista, fazer Us de tireóide e dosagens hormonais (Tsh,T4l).

Aos 40 anos
- As mulheres a partir desta idade, além dos exames já citados, devem fazer a mamografifa anualmente. As que possuem antecedentes familiares de câncer de mama ou ovário devem fazer a primeira mamografia aos 35 anos. O pico de incidência de câncer de mama é entre 47 e 52 anos. Importante também repetir o ultrassom da tireóide e fazer as dosagens hormonais; 
- Exames clínicos devem ser feitos anualmente com dosagem de glicemia, colesterol, triglicérides e verificar a pressão arterial .

Aos 50 ou mais anos
- Manter todos os tópicos acima e investigar neoplastias. Após a menopausa diminui a incidência de câncer de colo uterino, mas aumenta o risco de câncer de ovário e endométrio, o rastreamento pode ser feito pelo ultrassom transvaginal e alguns marcadores tumorais;
- Fazer avaliação cardiológica;
- Dependendo dos antecedentes familiares e dos sintomas, o clínico e o ginecologista poderão pedir outros exames. O mais importante é a prevenção, pois muitas doenças são silenciosas, demorando para apresentar os primeiros sintomas. 
 
fonte: MinhaVida
 

Visitantes que já leram este artigo:

1 comentários:

Veronica Estrela disse...

A gente se descuida mesmo com essa correria do dia a dia... Essa matéria é muito importante!!!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics