6 de fevereiro de 2010

Proibido fumar com menores no carro

O Ministério da Saúde da Finlândia anunciou que vai proibir fumar em automóveis particulares que transportem jovens com menos de 18 anos. Baseiam a decisão no fato de a maioria das pessoas começarem a fumar muito novas, entre os 12 a 15 anos, idade em que ainda não são capazes de tomar uma decisão informada, nem de medir as consequências do seu gesto. Sendo assim, compete ao Estado protegê-las do fumo que pode levar à experimentação e à dependência.
Argumentam, ainda, que além da responsabilidade pelos mais novos, a guerra ao tabaco - que estão dispostos a levar até ao fim, “acabando com ele de uma vez por todas”, nas palavras do secretário de Estado da Saúde - é uma decisão que diz respeito à sociedade como um todo. Isto porque, quando a doença surgir, e a evidência científica garante que vai surgir, o custo do seu tratamento é pago pelos impostos de todos os contribuintes. Como apenas 20% dos finlandeses fumam, os outros 80% estariam a pagar para lhes sustentarem o vício. “No futuro, encontraremos melhor uso para dar ao dinheiro agora gasto nestas doenças”, disse abertamente o secretário de Estado. É claro que a indústria tabaqueira já refilou, mas o governo respondeu que “os problemas da indústria tabaqueira não lhe diziam respeito”.

Em Portugal, os estudos indicam que a iniciação se faz aos 12 anos, com um segundo pico aos 18, com o número de mulheres ainda a crescer. E também por cá se considera que os hábitos tabágicos dos pais e irmãos mais velhos têm uma forte influência na decisão de começar a fumar, sobretudo o exemplo da mãe. Infelizmente, os impostos sobre o tabaco lançam sempre uma nuvem de fumo sobre este assunto. A somar aos nossos brandos costumes.

Fonte: Destak-PT
 

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics