7 de fevereiro de 2010

Volta às aulas! Cuidado com a lancheira de seus filhos

Alimentos perecíveis na lancheira podem provocar intoxicação alimentar. Então o que colocar na lancheira do seu filho?

Final de férias e a dúvida sobre o que colocar na lancheira dos pequenos ronda a cabeças dos pais que prezam por uma alimentação saudável para seus filhos. Muitos se perguntam quais seriam os alimentos saudáveis e ao mesmo tempo apetitosos para a hora do lanche na escola.
     Uma pesquisa recente resultou num ranking dos alimentos mais consumidos pelas crianças brasileiras na hora do lanche. Conclusão: eles não primam pelo alto valor nutricional. Ao contrário. O levantamento, que envolveu uma detalhada investigação da lancheira de 800 estudantes do ensino fundamental em escolas particulares, revelou excesso de gorduras e açúcar – e falta de vitaminas, fibras e sais minerais.
      Um dilema é estabelecido entre a preocupação de oferecer a criança uma alimentação equilibrada e os gostos e preferências do filho. Então surge a dúvida de como montar um cardápio? Muitas vezes a cantina exerce o papel de oferecer um cardápio variado, todavia custoso e de qualidade nutricional duvidosa. Com a correria do dia a dia, a necessidade de alimentos de preparo rápido tem crescido. Isso faz com que a preferência seja cada vez mais voltada a alimentação industrializada, que inicia com os pais e tende a ser seguida por todos da casa. A escola passa a ser apenas uma extensão do que ocorre no lar.
     Segundo o especialista em higiene dos alimentos, biomédico Roberto Figueiredo – o Dr. Bactéria, os lanches preparados em casa sem os cuidados necessários podem ocasionar sintomas desagradáveis, como diarréia, vômito, febre e até paralisação respiratória, cardíaca e mental.

“O ideal é oferecer apenas produtos não-perecíveis, como frutas, biscoitos, legumes secos, pães e geléias”, explica. Os sanduíches devem ser preparados momentos antes da criança sair para a escola e somente com defumados, como salame e queijo provolone – que podem ser mantidos fora da geladeira. “Complementos como alface, catchup, mostarda e maionese comercial também estão liberados”, garante o biomédico.
     As restrições estão nos frios, como presuntos e queijos em geral (inclusive requeijão), bolos recheados, ovos, carnes, aves, pescados e legumes cozidos. “Estes alimentos não podem ser mantidos fora de refrigeração por mais de duas horas e devem ficar abaixo de 7° C, o que é inviável em uma lancheira”, alerta Figueiredo. As mães devem, ainda, evitar os achocolatados e sucos caseiros, preferindo apenas os de embalagens tipo Pet.

SUBSTITUA:
- refrigerantes por sucos de frutas naturais, os quais devem ser acondicionados em garrafas térmicas próprias para lancheiras;
- bolacha recheada por biscoitos integrais ou biscoitos caseiros;
- sanduíches à base de maionese por fatias de queijo com cenoura e alface.

PREFIRA:

- frutas como maçã, mexerica, uva, morango, mamão, melão e abacaxi picados;
- iogurtes naturais acrescidos de frutas picadas ou cereais;
- pães ou bolos com farinhas integrais, frutas, pouco açúcar e gordura.


Lancheira
     Uma outra dica refere-se aos cuidados com a higiene da lancheira e dos alimentos que ela transporta. Na hora de comprar a merendeira, dê preferência àquelas de material que possa ser lavado. Também é essencial uma limpeza rápida, que pode ser feita com um pano umedecido com álcool, todos os dias. A lancheira pode ser local de proliferação de fungos e bactérias, daí a atenção deve ser redobrada com as lancheiras. A higiene dos alimentos que vão dentro do acessório também precisa ser observada. Lave muito bem as frutas e tome cuidado extra com os laticínios.

A saúde de seu filho agradece!

fontes: SaúdePlena/Higienedosalimentos/Veja

Saiba mais: Um cardápio melhor para a escola

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics