31 de março de 2010

31 de março. Dia da Nutrição e Saúde


Hoje, 31 de março, é celebrado o Dia da Nutrição e Saúde. É cientificamente comprovado que a mudança nos hábitos alimentares pode influenciar na diminuição da ocorrência de doenças como obesidade, hipertensão arterial e colesterol alto, entre outros. Nada melhor portanto do que usarmos a data para reforçar essas melhoras na qualidade de vida.
“A alimentação saudável começa com a escolha dos alimentos que você consome. Ela deve incluir produtos capazes de fornecer quantidades adequadas de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras) ao organismo”, afirma Cristiane Kovacs, coordenadora do Ambulatório de Nutrição do Instituto Dante Pazzanese.

Um cardápio equilibrado que contenha frutas, legumes, verduras, aliando-se a uma redução do consumo de frituras, gorduras e produtos industrializados são suficientes, por exemplo, para prevenir obesidade e hipertensão.

Hoje, comer bem é comer certo. Apesar de sabermos disso, nos dias atuais, hoje, comer certo se tornou, mais difícil do que era antigamente. A correria e a falta de tempo para uma alimentação mais demorada, os chamados fast foods, o hábito herdado dos americanos de comer lanches a qualquer hora do dia, ou da noite, os enlatados e os embutidos, estimulam-nos a nos alimentarmos de maneira inadequada. Antigamente, apesar de alguns hábitos altamente condenáveis como o de comer gordura de porco, de coco e outras, comia-se mais frutas, verduras, legumes, arroz e feijão.


Confira abaixo 10 dicas para melhorar sua alimentação usual e criar hábitos que venham evitar futuros problemas de saúde:

1 – Coma grande variedade de alimentos em porções reduzidas;

2 – Consuma no máximo duas gemas de ovos por semana (incluindo preparações que as contenham). Restrinja o consumo de maionese, manteiga, creme de leite, bacon, salame, mortadela e presunto;

3 – Aumente o consumo de fibras, ingerindo frutas, vegetais e leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico). Dê preferência por leites desnatados;

4 – Restrinja o consumo de açúcar e doces;

5 – Use sal com moderação. Alimentos que o contenha devem ser evitados: temperos prontos, shoyo e caldos de carnes. Dê preferência a ervas naturais como condimento;

6 – Evite frituras. Utilize sempre óleos de origem vegetal na preparação dos alimentos: óleo de canola, milho, girassol e soja. O azeite de oliva é indicado para o tempero de saladas. Retire a pele do frango e a gordura aparente das carnes antes do preparo;

7 – Evite o consumo de alimentos embutidos e enlatados: milho, ervilha, salsicha, presunto, salame, palmito, etc;

8 – Dê preferência aos alimentos assados, cozidos, grelhados em substituição as frituras;

9 – Ingira no mínimo 2 litros de água por dia;

10 – Pratique atividade física no mínimo 3 vezes por semana e evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

fonte: Internet

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics