31 de março de 2010

PÁSCOA - Sabor e saúde aliados na ceia

A Páscoa é uma das poucas datas do ano em que a ceia tradicional, para quem a segue em sua religião, reúne sabor e saúde. Tradição de toda Sexta-Feira Santa, os peixes são os alimentos mais procurados nessa época do ano. O bacalhau é, sem dúvida, a preferência de muitas famílias por seu potencial nutritivo e por ser um dos símbolos desta comemoração.

Rico em vitamina B1, vitamina D, magnésio, proteínas, além de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, o bacalhau e também outros peixes são grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares.

De acordo com o cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração (HCor), Dr. Daniel Magnoni, "o peixe é rico em ômega 3, substância que age na diminuição dos níveis do LDL (colesterol ruim)."

Azeite
No que diz respeito ao azeite extra virgem, alimento muito utilizado na preparação dos pratos de Páscoa, ele auxilia na prevenção de doenças cardíacas, evitando o acúmulo da gordura visceral, além de combater problemas de osteoporose e inflamações.

Composto obtido através da extração das azeitonas, o azeite tem uma alta concentração de ácidos graxos e polifenóis (antioxidantes). E como todo óleo de origem vegetal é livre de colesterol.

Outro fator primordial para a elaboração da ceia de Sexta-Feira Santa e Páscoa é a escolha do cardápio, evitando alimentos gordurosos e com alto teor de açúcar. Recomenda-se optar por saladas variadas, grãos e acompanhamentos saudáveis, que dão um toque de leveza na refeição e auxiliam na digestão e previnem problemas cardiológicos.

Os líquidos devem ser consumidos de forma abundante. Já no caso do vinho, uma ou duas taças são recomendadas na hora das refeições.

fonte e fonto: BRPress

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics