8 de março de 2010

8 de março. Dia internacional da mulher. Comemore se cuidando.


Dia 8 de março, dia internacional da mulher. Que tal comemorar esta data cuidando mais de si mesma? Cuidando da saúde? Uma maneira de fazer isso é a prevenção de duas doenças que mais atingem as mulheres, o câncer de mama, que é o mais frequente e o câncer do colo do útero, que é o segundo mais comum, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).


Agora, como fazer esta prevenção? É simples, mas exige seriedade. A médica Mirian Arakaki, presidente da Ultramedical – Centro de Diagnósticos em Medicina, explica que em relação à mama, é muito importante que a mulher faça o auto-exame, independente da idade, e caso encontre alguma irregularidade no seio, como nódulo (caroço), deve procurar um médico imediatamente. “A partir dos 40 anos toda mulher deve fazer a mamografia. Entre os 40 e 50 anos o exame deve ser feito a cada dois anos, já a partir dos 50 anos, o exame deve ser feito todo ano”, complementa a médica.



Câncer de mama e do útero: diagnóstico precoce leva à cura

Quanto à prevenção do câncer do colo do útero, a médica explica que após a primeira relação sexual a mulher deve fazer o exame preventivo, o famoso Papanicolaou, uma vez por ano, caso não tenha nenhuma anormalidade. Caso haja alguma irregularidade o exame deve ser feito com mais freqüência, a cada seis meses. “As mulheres adultas, (que já tenham 25 anos), virgens também devem fazer o exame”, esclarece Mirian Arakaki.

Fazer os exames regularmente é a chave para a cura dessas duas doenças “pois, caso seja detectada uma dessas duas doenças em estágio inicial, a chance de cura pode chegar a 100%”, aponta a médica.




Dados do Inca - Câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. No Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

Embora seja considerado um câncer de bom prognóstico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano (2007). Isso porque na maioria dos casos a doença é diagnosticada em estádios avançados.


Dados do Inca - Câncer do colo do útero


Com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. No Brasil, para 2010, são esperados 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres.



Sabe-se hoje que o surgimento do câncer do colo do útero está associado à infecção por um dos 15 tipos oncogênicos do HPV. Outros fatores de risco são o tabagismo, a baixa ingestão de vitaminas, a multiplicidade de parceiros sexuais, a iniciação sexual precoce e o uso de contraceptivos orais.
Estima-se uma redução de até 80% na mortalidade por este câncer a partir do rastreamento de mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos com o teste de Papanicolaou e tratamento das lesões precursoras com alto potencial de malignidade ou carcinoma "in situ". Para tanto é necessário garantir a organização, a integralidade e a qualidade do programa de rastreamento, bem como do tratamento das pacientes.


fonte: MSNotícias

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics