20 de março de 2010

Venda de remédios controlados para menores pode ser proibida

Criança e remédio é uma combinação bem perigosa, não é mesmo? Pois bem, a Comissão de Seguridade Social e Família aprovou esta semana (17/3), o Projeto de Lei 2716/2007, que inclui na lista de produtos de venda proibida para as crianças e adolescentes as drogas psicotrópicas depressivas, os estimulantes ou perturbadores do sistema nervoso central, os esteróides anabolizantes e as substâncias de efeitos similares aos das bebidas alcoólicas.

A proposta, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM), altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que já proíbe, de forma genérica, a venda de produtos com componentes que possam causar dependência física ou psíquica no jovem.

Além desses, é proibida também a venda de bebidas alcoólicas, armas, munições, fogos de artifício, bilhetes lotéricos, revistas pornográficas, e agora, através de uma emenda ao PL, o cigarro para menores de 18 anos.

Segundo o relator do projeto, deputado Leonardo Vilela (PSDB de Goiás), que deu parecer favorável ao texto, a medida “contribui para reafirmar o quanto essas substâncias são nocivas e, principalmente, os riscos envolvidos com a sua venda a menores”.

O deputado Vilela recorda que algumas leis em vigor já disciplinaram a comercialização desses produtos à população em geral. Segundo ele, a lista de proibições alerta para os grandes riscos do uso destes produtos, em especial se seu início se dá precocemente. “Contudo, a menção específica no ECA é muito benéfica para enfatizar a questão nesta faixa etária”.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois, deverá ser votado pelo Plenário.

fonte: Plenarinho

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics