21 de março de 2010

21 de março. Dia Mundial da Síndrome de Down

A síndrome de Down não uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. Por motivos ainda esconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.
É uma condição genética conhecida há mais de um século, descrita por John Langdon Down e que constitui uma das causas mais freqüentes de deficiência mental (18%).
O aumento da incidência ocorre com o aumento da idade materna. Atualmente, é considerada a alteração genética mais freqüente e a ocorrência da Síndrome de Down entre os recém nascidos vivos de mães de até 27 anos é de 1/1.200. Com mães de 30-35 anos é de 1/365 e depois dos 35 anos a freqüência aumenta mais rapidamente: entre 39-40 anos é de 1/100 e depois dos 40 anos torna-se ainda maior.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21, que as pessoas com síndrome de Down possuem. A primeira comemoração da data foi em 2006.

O material genético em excesso (localizado no par de número 21) altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos do material extra variam enormemente de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhinhos puxados, o bebê ser mais molinho, e o desenvolvimento em geral se dar em um ritmo mais lento. Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até chegando à universidade.

Freqüentemente, a Síndrome de Down é chamada de "mongolismo" e as pessoas que a apresentam de "mongolóides". Todavia, estes termos são totalmente inadequados e carregam uma série de preconceitos criados a partir de descrições incorretas realizadas no passado e, por isso, devem ser evitados.

O objetivo dessa comemoração é justamente promover a conscientização e o esclarecimento sobre a síndrome e assuntos relacionados, bem como o apoio e o reconhecimento da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com Síndrome de Down.


Filmografia

Do Luto a Luta - Documentário sobre a Sindrome de Down (2005, Brasil)
O documentário do jornalista e cineasta Evaldo Mocarzel, foi lançado nos cinemas no dia 06 de outubro de 2006. Evaldo Mocarzel é o pai de Joana, 7 anos – que participou da novela da Globo, Páginas da Vida, de Manoel Carlos, como Clara, criança com síndrome de Down. O filme vai ao encontro com tema da inclusão. O diretor não esperava que o filme tivesse tanta repercussão, conquistando oito prêmios somente no Festival do Recife (PE), entre os quais: Melhor Filme, Melhor Longa Documentário, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Montagem.

Colegas: O filme (2008, Brasil)
O filme conta a história de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema que trabalham na videoteca do instituto onde vivem. Um dia, inspirados pelo filme “Thelma & Louise”, resolvem fugir no carro velho do jardineiro em busca de três simples sonhos: Ariel quer ver o mar, Ritinha quer casar e Márcio precisa voar. Nesta busca, se envolvem em inúmeras aventuras como se tudo não passasse de uma eterna brincadeira.

O oitavo dia (1995, França)
Empresário estressado, num rompante, vaga pelas estradas da França, sem rumo nem direção. Quase atropela Georges, que sofre de síndrome de Down e decide levá-lo para casa. Mas não consegue chegar ao seu rumo, e uma surpreendente amizade se desenvolve entre os dois. A dupla de atores principais dividiu o prêmio de melhor ator em Cannes.

AfterLife (2003, Inglaterra)
O filme acompanha a ascensão de um jornalista ambicioso que, às vésperas de embarcar numa história importante, descobre que sua mãe está morrendo de câncer, deixando para ele a responsabilidade de tomar conta de sua irmã, Roberta, que tem Down. O relacionamento entre os dois irmãos força o jornalista a reavaliar suas prioridades.

O que você tem debaixo do chapéu? (2006, Espanha)
O filme conta a vida de Judith Scott, uma escultora norte americana de 62 anos, que chegou ao reconhecimento internacional depois de viver 36 anos numa instituição psiquiatrica. Judith tem sindrome de Down e é surda e muda. Sua história, contada através de sua irmã gêmea, Joyce, sem deficiencias, que nos leva ao Creative Grow Art Center na Califórnia e descobre outros personagens que como judith procura se expressar através da arte, O filme  é uma reflexão sobre o isolamento que uma deficiência pode provocar, e de como através da arte se consegue restaurar a comunicação.

A outra margem (2008, Portugal)
Ricardo, um jovem que perdeu o gosto pela vida, é confrontado com a alegria de viver de seu sobrinho Vasco, adolescente com Síndrome de Down.


Saiba mais:
* Especial BBC sobra a Síndrome de Down 
* Fatos e Mitos
* Mamãe é Down

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics