18 de abril de 2010

Doente crônicos terão mais tempo para se vacinar contra H1N1


O Ministério da Saúde decidiu prorrogar o prazo de vacinação deste grupo porque ele é o mais vunerável ao vírus H1N1. No ano passado, de cada quatro pessoas que morreram no Brasil de complicações da Gripe A, três tinham doenças crônicas.

Vinte milhões de brasileiros já foram vacinados contra o vírus H1N1. A campanha está na terceira etapa. Até o dia 23 de abril, homens e mulheres de 20 a 29 anos devem procurar um posto de saúde. Mas quem tem alguma doença crônica ainda pode se proteger.

Mas quem tem direito e quais são as doenças consideradas crônicas pelo Ministério da Saúde?

Qualquer pessoa que tenha uma doença há muito tempo e faça tratamento regular deve se vacinar. As mais comuns são: asma, bronquite, diabetes, doenças renais ou cardíacas. Quem é obeso ou toma remédios que baixem a imunidade também precisa ser imunizado.

“Eu vim justamente para perguntar se quem tem bronquite pode e se tem que trazer algum atestado. Ela falou que não. Aí já fiquei mais tranquila e tomei a vacina”, conta a engenheira química Adriane Silva.

André Varajão tem hipertensão e diabetes, mas não se vacinou na época certa.

'Eu fiquei um pouco na dúvida quanto ao quê seria. Mas depois, falando aqui com o pessoal, deu para entender melhor o que é a doença crônica', explica o engenheiro.

'O doente crônico já tem o sistema de defesa que não é igual aquele que não tem doença. Então, mais facilmente ele fica doente e mais dificilmente ele cura', adverte o infectologista David Uip.

O Ministério da Saúde comprou 113 milhões de doses para a campanha.

'Mais de 300 milhões de pessoas foram vacinadas no mundo. É uma proteção excelente, superior a 90%', ressalta a coordenadora de vacinação de São Paulo Helena Sato.

A meta do Ministério é vacinar pelo menos 91 milhões de pessoas.

fonte: CorreioBH/G1

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics