18 de abril de 2010

Substância polêmica põe especialistas em alerta


O primeiro medicamento de marca à base de creatina liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou ao mercado, reativando uma polêmica. Isso porque, além de liberar sua venda nas farmácias, a Anvisa estuda autorizar a comercialização na categoria de suplemento para atletas.

Especialistas alertam para os riscos do consumo indiscriminado. O composto, feito com uma substância natural presente na carne, funciona como transportador de energia para o corpo, mas não deve ser usado por pessoas saudáveis que não pratiquem esportes de alto rendimento, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva.

No entanto, o mercado negro e prescrições indevidas têm permitido o uso da substância por pessoas saudáveis. A creatina era vetada no Brasil até que, há um ano, a agência liberou o uso da substância como medicamento. Até agora, estava disponível apenas em farmácias de manipulação.


Prós e contras
- Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, a substância pode trazer benefícios a vegetarianos, pessoas com perda muscular pela idade ou doenças e em esportes que exigem potência e explosão, como corrida de 100m rasos e halterofilismo.
- Os maiores riscos do uso indiscriminado são relacionado a problemas hepáticos e renais causados pela sobrecarga da substância. O ganho de peso é outro efeito colateral.

fonte: ZeroHora

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics