28 de maio de 2010

29 de maio. Dia Mundial da Saúde Digestiva


Hoje é o Dia Mundial da Saúde Digestiva, e também comemorado o Dia do Gastroenterologista.

O tema deste ano da campanha mundial tem iniciativa da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) e no Brasil da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), e trata da “Doença Inflamatória Intestinal” que são distúrbios crônicos nos quais o intestino torna-se inflamado e, freqüentemente, causa cólicas abdominais e diarréia recorrentes. Os dois tipos de doença inflamatória intestinal são a doença de Crohn e a colite ulcerativa, que apresentam muitas semelhanças e, algumas vezes, são difíceis de serem diferenciadas. Até o momento, desconhece-se a causa dessas doenças.


O mapa mundial das desordens e doenças digestivas
Dados epidemiológicos de 50 países demonstram que as desordens e doenças digestivas são distúrbios que são causados por fatores como estilo de vida e hábitos alimentares e afetam milhões de indivíduos no mundo inteiro. A ingestão de uma dieta equilibrada, composta por alimentos funcionais, entre eles os probióticos comprovados cientificamente que interferem na melhora do trânsito intestinal, além da prática de exercícios físicos e visitas periódicas ao consultório do gastroenterologista ou clinico geral podem prevenir ou reduzir esses problemas.

Intestino preguiçoso afeta em torno de 30% da população mundial
Constipação intestinal. Intestino preguiçoso ou preso. Nomes diferentes para um problema que atinge entre 15% a 30% da população mundial, de acordo com a região geográfica e a faixa etária. Dados de Trabalho divulgado pela WGO revelam ainda que o intestino preguiçoso é uma das principais queixas gastrointestinais registradas nos consultórios e tem um grande impacto sócio-econômico.
Nos EUA, a constipação atinge 10% da população, é responsável por 92 mil hospitalizações/ano e provoca um gasto público de US$ 235 milhões por ano. No Brasil, acredita-se que aproximadamente 32% das mulheres e 6% dos homens têm dificuldade em ir ao banheiro, segundo pesquisa da Nielsen.

Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) a constipação intestinal é um distúrbio muito freqüente. Em alguns casos, as pessoas passam três a quatro dias sem evacuar e o problema vai se agravando cada vez mais. Nesses casos é freqüente o abuso de laxantes, o que também é prejudicial. É importante procurar orientação médica e seguir hábitos de vida saudáveis, com a ingestão de dieta rica em frutas e vegetais, alimentos funcionais, incluindo os probióticos, além dos exercícios físicos e adequada ingestão de água".

Fatores 
Idade, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse e gravidez contribuem para que ocorra o intestino preguiçoso. Além disso, cada organismo tem seu próprio ritmo e velocidade e a ida ao banheiro vai depender do próprio sistema digestivo, da alimentação e do estilo de vida.
Além do impacto negativo no humor e na qualidade de vida, o intestino preguiçoso pode causar megacólon (dilatação do cólon causado por deficiência do trânsito intestinal), hemorróidas, fissuras anais, inchaço do reto, incontinência fecal e hemorragia retal.
A adoção de uma dieta equilibrada com probióticos, que apresentam eficiência clínica comprovada na regulação do trânsito intestinal; o combate à obesidade e o controle do estresse, contribuem para minimizar e acabar com o intestino preguiçoso.

Para comemorar a data a FBG juntamente com a Corpore Brasil, está organizando a Corrida Corpore FBG Viva Saudável 25K, com percursos de 25 km, 12,5 km e 4 km. A iniciativa tem como objetivo divulgar a especialidade e chamar a atenção para as doenças inflamatórias intestinais (prevenção, cuidados e tratamento).


Teste: Descubra como está a sua Saúde Digestiva e se você tem o intestino preguiçoso:

Teste 1
Você evacua menos de 3 vezes por semana?
Sim ( ) Não ( )
Faz força para evacuar?
Sim ( ) Não ( )
Sente, com freqüência, que não ocorreu o esvaziamento completo?
Sim ( ) Não ( )
Sente que a barriga está inchada?
Sim ( ) Não ( )


Teste 2
Você não tem um horário fixo para evacuar?
Sim ( ) Não ( )
Suas refeições são rápidas e sem horário certo?
Sim ( ) Não ( )
Não come diariamente frutas e vegetais?
Sim ( ) Não ( )
Bebe menos de 1,5 litro de água por dia?
Sim ( ) Não ( )
É sedentário?
Sim ( ) Não ( )
Costuma usar laxantes para conseguir evacuar?
Sim ( ) Não ( )


Pontuação: Cada sim vale um ponto.
Avaliação: Se no primeiro teste você teve mais de 2 pontos, você tem problemas de intestino preguiçoso. E se, no segundo teste, sua pontuação foi igual ou superior a 2 pontos, você precisa mudar a dieta alimentar e o estilo de vida para garantir uma boa saúde digestiva.

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics