5 de maio de 2010

5 de maio. Dia Mundial de Higienização das Mãos


As mãos são o meio de transmissão de microorganismos mais comum e sua higienização é a ação isolada mais eficaz e de menor custo. A lavagem pode ser feita das seguintes formas: simples, com água e sabão; com antisepsia, que inclui a técnica de escovação de mãos e antebraços antes e após a realização de procedimentos cirúrgicos; e antisepsia direta, sem lavagem prévia com água e sabão, indicada para casos especiais e de emergência. A higienização deve ser feita sempre que a mão estiver suja, entre procedimentos hospitalares, antes e após o contato direto com o paciente e após contato com superfícies contaminadas.

O dia 5 de maio marca o compromisso mundial de higienização das mãos. Em todo o mundo, serão promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos. O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe, nesta data, o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente - uma jornada de mobilização para a higienização das mãos.

A meta de 2010 é a paticipação de 10.000 hospitais. Por isso, convidamos os hospitais de todo o país a participarem desse desafio, com o intuito de aumentar a adesão dos profissionais de saúde às boas práticas de higienização das mãos.
Higienizar as mãos salva vidas!

fonte: Anvisa/OMS

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics