4 de maio de 2010

Polícia investiga dois supostos falsos médicos em MG


Segue foragido um dos dois homens acusados de atuar como falsos médicos ginecologistas e abusar de pacientes em Carmo do Paranaíba, Minas Gerais. A delegada Débora Mariana Jardim começou a ouvir nesta segunda-feira as vítimas dos dois supostos falsos médicos.

Os supostos médicos, Thiago do Espírito Santo Rangel e Ivan Alves da Silva, trabalharam como contratados no Programa Saúde da Família (PSF) e no pronto atendimento médico de Carmo do Paranaíba por 53 dias. Os dois apresentaram diplomas de uma faculdade de Medicina de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Ivan foi preso no sábado no Rio de Janeiro. Thiago continua foragido.

Uma mulher que foi atendida por um dos médicos confirmou a acusação de abuso. Segundo ela, ele pediu para que ela tirasse a roupa e chegou a tocá-la.
- Eu espero justiça. A justiça tem que ser feita - diz.

Os dois devem ser indiciados por abuso sexual, falsidade ideológica, uso de documento falso e exercício ilegal da profissão. Os supostos falsos médicos foram descobertos depois que alguns pacientes tentaram comprar remédios receitados por eles numa farmácia da cidade. Os medicamentos fazem parte do Programa Farmácia Popular e, para comprá-los, era preciso registrar o numero do CRM do médico. Conforme o dono da farmácia, Eder Castro, o sistema do estabelecimento busca o CRM do médico e quando não encontra ou é irregular recusa o mesmo.
- Informei a Secretaria de Saúde, que começou a investigar - afirma Castro.

Segundo a secretária de Saúde, eles não levantaram nenhuma suspeita. Leandra de Fátima, disse que os dois "se apresentavam de uma maneira coerente com o exercício da medicina e tinham um vocabulário técnico".
A dona de casa Renata Correa conta que foi atendida por Thiago e ficou surpresa com o diagnóstico.
- Estou caindo na rua com crise de labirintite e ele me receitou remédio para sinusite - reclama.

Depois da suspeita, os postos de saúde estão sem atendimento médico. O caso foi encaminhado à polícia e ao Ministério Público.

Ainda segundo o Secretaria de Saúde, todos os pacientes que foram atendidos pelos falsos médicos serão chamados para uma nova avaliação médica. A faculdade de Medicina de Nova Iguaçu informou por telefone que para comprovar a autenticidade dos diplomas precisa analisar os documentos.

fonte: G1/OGlobo

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics