3 de junho de 2010

Dicas do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes com fogos de artifício


Cuidados com fogos de artifício
Nem só de fogueira, canjica e bandeirinha se faz uma festa junina. Infelizmente. Com a chegada das Festas Juninas, os Pronto Socorros e hospitais também contabilizam números de acidentes nada animadores.

A maior parte deles são conseqüência do mal uso de fogos de artifício. Esses efeitos bonitos, que alegram as festas de junho e julho, são os principais vilões dos casos de queimaduras de segundo e terceiro grau na cidade, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras(SBQ). Fogos de artifício causam, geralmente, queimaduras de segundo grau que necessitam de uma média de 15 dias de tratamento médico.


De acordo ainda com a SBQ, estatísticas realizadas em 2005 e 2006 demonstram que o número de entrada nos hospitais, em razão de queimaduras, chega a dobrar nos dois meses comemorativos. Mais de 80% das vítimas são crianças.

Os números ainda são alarmantes por dois motivos. O primeiro é que as pessoas não observam as regras de vendas de fogos, e, vendem para crianças, o que obrigatoriamente só poderia ser manuseado por um adulto. Segundo porque o brasileiro teima em não seguir os manuais, em não ler atentamente o que manda a embalagem. Fogos são relativamente seguros, desde que usados corretamente.

Segundo o presidente da SBQ, a maior incidência de queimaduras acontece na região dos membros superiores, que ainda podem sofrer outros tipos de lesões, também comuns do uso indevido de fogos: a perda de parte ou de toda a mão.

Outra coisa que preocupa muito é a tradição de que em festa junina, deve-se pular fogueira. Depois dos fogos de artifício, essa é a segunda causa das ocorrências.

Primeiros socorros
Para quem se queimou, a dica é simples: molhe de imediato com água corrente e fria (nunca use gelo) por 5 a 10 minutos a parte do corpo que entrou em contato com o fogo. Em seguida procure atendimento médico rapidamente.

"Existe uma lenda que diz que molhar queimaduras dá bolha. Isso não tem nada a ver. A bolha aparece, se for para aparecer"

Risco de Infecções
Produtos como pó de café, óleo de cozinha, clara de ovo, pasta dental e outros agentes que costumam entrar em campo quando o assunto é queimadura, em geral, podem piorar a situação e comprometer o caso. O primeiro socorro é somente com água mesmo.



Confira as dicas do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes:
  • Compre fogos de artifício em lojas credenciadas e evite a aquisição junto a camelôs;
  • Sempre siga as instruções das embalagens de fogos e siga a faixa etária de manuseio de cada um;
  • Solte fogos somente em locais abertos;
  • Nunca libere os fogos na direção de outras pessoas;
  • Nunca manuseie fogos depois da ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Crianças não devem soltar fogos. E sempre devem estar acompanhadas por um adulto, para uso das "bombinhas" que são permitidas para a sua idade.


fonte: Acessa/SBQ/CB-SP

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics