3 de junho de 2010

6 de junho. Dia Nacional de luta contra Queimaduras



Dia 6 de junho será oficialmente o primeiro "Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras". 

Sancionada em 9 de setembro de 2009 pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei instituiu o dia 6 de junho como ”Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras”. Com esta vitória, a Sociedade Brasileira de Queimaduras espera que a prevenção às queimaduras ganhe mais força em todo o território nacional, evitando desta forma os acidentes que ferem e marcam as pessoas para sempre. Para isso esta data visa tornar mais forte a prevenção às queimaduras pois muitos acidentes acontecem com produtos químicos, eletricidade, fogo e marcam para sempre a vida das pessoas.

Junto a esta data o Ministério da Saúde lança a Semana Nacional de Prevenção e Combate a Queimaduras, com a finalidade de divulgar as medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes envolvendo queimados pois 80% das queimaduras acontecem por acidentes domésticos, provocados por descuido que poderiam ser perfeitamente evitados.

Medidas de prevenção, como evitar que a criança entre na cozinha, guardar fósforos e produtos inflamáveis longe do alcance, podem preservar essas vidas. Em 2004, segundo pesquisa realizada pelo Datasus, no Brasil, 387 crianças morreram vítimas de queimaduras. A maior incidência está entre crianças de 1 a 4 anos, com 188 óbitos. As vítimas de queimaduras que com ficam com seqüelas são cerca de 17 mil.

No ano de 2006, 366 crianças morreram e mais de 16 mil foram hospitalizadas vítimas de queimaduras, segundo o Ministério da Saúde, no Brasil.

As conseqüências causadas pelas queimaduras podem ser muito graves, principalmente no caso das crianças. O resultado são sequelas físicas, emocionais, financeiras e sociais permanentes. No que diz respeito aos gastos, para se ter uma idéia, a queimadura por fumaça, fogo e chamas representa o maior custo, entre os acidentes, para os hospitais públicos representando R$ 1,1 mil por internação.

A prevenção é a melhor forma para se evitar acidentes com queimaduras e a informação é o caminho para divulgar como isto deve ser feito.


fontes: SBQ/MS

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics