30 de julho de 2010

1 de agosto. Dia mundial da amamentação

Dia 1º de agosto marca o Dia Mundial da Amamentação, mas a reflexão é sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do recém-nascido e o vínculo que a amamentação proporciona.

Toda mulher ouviu do seu médico, durante toda a gestação, a importância da amamentação, quais as vantagens para ela e o bebê, a equipe de enfermagem ensinou como dar o peito nos primeiros dias. As avós, tias e amigas incentivam ressaltando o gesto como o mais lindo e completo entre mãe e filho. E estão absolutamente certas!

A Sociedade Brasileira de Pediatria, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde recomendam a amamentação até os dois anos da criança ou mais (se alimentando exclusivamente com o leite materno durante seis meses, e depois disso a alimentação deve ser combinada com outros alimentos que supram as necessidades nutricionais da criança).

Conforme a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), "se todos os bebês fossem exclusivamente amamentados durante os seis primeiros meses de vida e continuassem a mamar até os dois anos de idade, quase um milhão e 300 mil crianças poderiam ser salvas, todos os anos, e outros milhares de meninos e meninas cresceriam muito mais saudáveis em todo o mundo".

Segundo Déa Silvia, professora do curso de Enfermagem da Facene e que atua na área de Saúde da Criança e do Adolescente, a literatura nos mostra que há aumento da imunidade, aumento da interação mãe e filho, evita o câncer de mama e as crianças se desenvolvem e crescem mais rápido. E ainda previne doenças do trato gastrointestinal.

“O vínculo amoroso é o que faz eles se sentirem importantes para a mãe. E é preciso ter uma qualidade na amamentação, não amamentar de qualquer jeito, mas naquele momento que você está amamentando estabelecer esse vínculo, fazer um carinho no seu filho, olhar no olho dele, mostrando o quanto ele é importante para você”, enfatiza a professora, que é mãe de três filhos (já adultos) e amamentou bastante. “Para mim foi maravilhoso amamentar”, encerra a professora Déa Silvia.


Mito
Um mito que deve ser banido é o leite fraco. NÃO existe leite materno fraco. Cada mãe produz o leite que seu bebê precisa e na quantidade certa. O organismo da mulher só precisa regular a quantidade de leite nos primeiros dias depois do parto.
Amamentação é o mais importante remédio que a natureza criou.
fonte: Segs/Facene

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics