28 de julho de 2010

28/7. Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais




A Organização Mundial da Saúde estima que um terço da população mundial é portadora de um tipo da doença.



No Brasil, dados do Ministério da Saúde revelam que de 1999 a 2009 o total de casos confirmados com a hepatite A foram de cerca de 124.687 indivíduos, sendo a maioria homens e mais de 50% destes casos confirmados foram para na região Norte e Nordeste. A hepatite B somou cerca de 96.044. A hepatite C somou 60.908 e mais de 50% dos casos se concentrou entre indivíduos de 20 a 39 anos sendo cerca de 90% de casos agudos.



A vacina para hepatite B passou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde, a partir da década de 1990. A vacinação começou no Norte do País e o quantitativo oferecido foi aumentando gradativamente, conforme levantamento de áreas endêmicas e populações mais vulneráveis. Ela é oferecida em três doses, tanto para criança, quanto para adolescentes. Uma vez imunizado contra Hepatite B, o paciente também está protegido de ser infectado pelo vírus D.



Transmissão
A transmissão da hepatite B se dá principalmente por meio de relações sexuais, acidentes com instrumentos contaminados por sangue ou pela gravidez, quando a mãe está infectada.



Muitas vezes o paciente descobre que está com Hepatite C quando vai doar sangue. Em geral, são pessoas que fizeram transfusão até a década de 80 ou indivíduos que compartilharam seringas.



A hepatite C pode ser uma doença silenciosa porque os sintomas surgem depois de muito tempo que o vírus se instalou no organismo. Em geral, a maioria dos casos da hepatite C são descobertos acima dos 30 anos. Os dados alertam para a importância do diagnóstico precoce, pois; quanto mais tarde, maiores são as consequências. Cerca de 70% das hepatites C cronificam.



fonte: MS


Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics