27 de julho de 2010

27 de julho. Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Segundo os dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, publicados em 2008, foram registrados em 2007, em todo o País, 503.890 acidentes de trabalho. Por conta dessa realidade e impacto direto na Previdência Social, o Governo Federal decidiu aumentar a cobrança do Seguro Acidente de Trabalho. A taxa é paga pelas empresas que não investirem na redução dos acidentes e na saúde dos seus colaboradores.


De acordo com o fisioterapeuta do trabalho do Sefit, Alison Klein toda empresa deve oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro aos seus funcionários. “As normas são claras e determinam como as empresas devem proceder. O primeiro passo é a empresa cumprir a legislação vigente, dessa maneira estará fazendo um trabalho importante no aspecto preventivo”, explica.

A Norma Regulamentadora 17 regulamenta claramente diversos aspectos do ambiente e das tarefas do trabalho. Um exemplo é o mobiliário. “Cadeiras, mesas, bancadas de trabalho ideais são descritas nas disposições, além da melhor forma de utilização de equipamentos”, aponta Klein. Outras orientações dizem respeito às tarefas dos funcionários, como realizá-las com maior segurança e distribuí-las melhor ao longo da rotina diária. “O transporte e levantamento de materiais, por exemplo, são detalhados de acordo com vários critérios, desde o peso da carga à idade do trabalhador”, comenta o diretor do SEFIT.

O não cumprimento da NR17 acarreta vários riscos à saúde dos colaboradores, podendo prejudicar diretamente os índices de produtividade. Se flagrada pela fiscalização, a empresa ainda recebe multa. “Todos estes transtornos podem ser evitados com a adequação do ambiente, facilmente detectadas por um fisioterapeuta especializado”, afirma Klein.

Além destes cuidados é importante que a empresa tenha profissionais adequados cuidando da sua saúde e segurança. Cada profissional do SESMT (serviço especializado de segurança e medicina do trabalho) tem funções bem específicas. Somam-se a estes profissionais outros, como os fisioterapeutas do trabalho e psicólogos do trabalho que contribuem para os aspectos de ergonomia e estresse. Assim, as empresas têm dado uma atenção especial à legislação trabalhista e investido na contratação de profissionais de segurança do trabalho e nas modificações necessárias para manter o ambiente longe dos riscos de acidentes. “O papel desses profissionais, que consiste em zelar pela segurança dos colaboradores das empresas, é cada dia mais importante”, comenta o fisioterapeuta do trabalho Alison Klein.
 
fonte: ParanaShop/Expressacom

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics