6 de agosto de 2010

8 de agosto. Dia nacional de controle do colesterol

Este dia nos faz refletir sobre a importância de mudar alguns hábitos para se ter uma boa qualidade de vida. “Manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, deixar o vício do tabaco, ou até mesmo, controlar outras doenças – como, por exemplo, a diabetes e a hipertensão arterial ajudam para evitar o colesterol alto”, explica o cardiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Alexandre Alessi.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17 milhões de pessoas morrem por ano em todo mundo devido a doenças relacionadas ao coração. No Brasil, mais de 300 mil mortes são registradas em consequência de infartos e acidente vascular cerebral (derrame). O que muitos não sabem, lembra o cardiologista, é que o aumento do colesterol, juntamente com hipertensão arterial, diabete, tabagismo, são fatores de risco para doenças e morte cardíaca.

Silencioso, em sua fase inicial o aumento do colesterol não apresenta sintomas. “O risco de apresentar complicações cardíacas e vasculares, posteriores e decorrentes do deposito progressivo de gordura na parede das artérias. Por isso, é preciso um exame laboratorial, chamado perfil lipídico - que analisa o colesterol total e os triglicerídeos.”

Dr. Alessi explica que existem dois tipos de colesterol: o LDL, o "mau colesterol" e o HDL, o "bom colesterol”. “O LDL leva o colesterol e o deposita na parede das artérias e assim, reduz e fecha as artérias coronárias provocando o infarto do coração ou fecha as arteriais cerebrais causando o acidente vascular cerebral (AVC). Já a HDL é responsável por retirar o excesso de colesterol das paredes dos vasos sanguíneos e, também produz a bílis, o líquido da vesícula que reduzir ou dissolver as gorduras”, esclarece.

Algumas pessoas são mais suscetíveis à doença, entre elas: os obesos, diabéticos e aqueles com forte carga genética para alteração metabólica do colesterol.


Boa alimentação e sem exageros
Segundo o médico é preciso ter uma dieta balanceada, pois o colesterol está presente principalmente nos alimentos de origem animal e se consumido em exagero pode comprometer a saúde. “Ao consumirmos em quantidades maiores a gema de ovo, frutos do mar, carnes gordas, frios, embutidos, leite ou laticínios integrais podemos contribuir para o aumento do colesterol”, aponta.

Outros nutrientes também devem ser ingeridos com cautela, como as gorduras saturadas e gordura trans. Por isso, o cardiologista recomenda às frutas, verduras, peixes, frango e carnes magras ou grelhadas, sem esquecer dos exercícios físicos.

Fonte: Expressacom

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics