8 de agosto de 2010

Lei antifumo comemora aniversário com balanço positivo


A lei antifumo completou neste sábado (7) um ano em vigor, em todo o Estado de São Paulo, com balanço positivo tanto para empresários como para o setor da saúde e para os não-fumantes. Após o alarde e pessimismo de que a legislação causaria prejuízo a bares, restaurantes, boates e similares na região, a conclusão é unânime: a lei foi um sucesso. Além do aumento no movimento dos estabelecimentos no período, o programa de tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por exemplo, nunca registrou tanta procura de pessoas que decidiram largar o vício do tabaco.

A mudança de atitude por parte de fumantes e o apoio da população por meio de denúncias foram os principais responsáveis pelo funcionamento da legislação sem problemas até o primeiro aniversário.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a adesão em Campinas foi de 99,8%. Os agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon-SP realizaram 21.491 inspeções e aplicaram 45 multas no período. No total do Estado de SP, foram 360.741 inspeções (uma média de 40 por hora) e aplicação de 822 multas, o que representa apenas 0,22% de descumprimento. Do total de multas, 18,5% foram originadas a partir de denúncias recebidas por telefone ou via o portal da lei.

O otimismo é o mesmo por parte de donos de bares. “Todos nós pensamos: é lei, então vamos cumprir”. Ao final ganhamos mais clientes. Tudo mudou para melhor”, conclui Nilson, proprietário de um estabelecimento me Campinas.

Os funcionários também não tem o que reclamar. O presidente do Sindicado dos Empregados do Setor Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares, Orides Rodrigues Sousa, explica que o alarde de que um dos piores reflexos da lei antifumo seria a demissão em massa por conta da queda do movimento passou desapercebido no quadro de empregos dos estabelecimentos. “Só esse ano, o movimento aumentou 25%, porque os não fumantes retornaram aos estabelecimentos, e não o processo inverso. Os clientes perceberam que a lei era correta e se conscientizaram”, explica.


Balanço positivo na saúde
O programa de tabagismo da Secretaria de Saúde de Campinas foi um dos beneficiados pela lei. Em um ano, o balanço é positivo, e os campineiros ficaram mais determinados a deixar o vício. O último balanço da Secretaria de Saúde, de 2009, mostra que há 200 mil fumantes na cidade. Do total da população de Campinas, com cerca de um milhão de habitantes, 21% são homens e 15,1% são mulheres. Em 2002, eram 25% do sexo masculino e 21% do sexo feminino.

fonte: EPCampinas

Visitantes que já leram este artigo:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

 

©2009 Navegando e Aprendendo com a Enfermagem | Template adaptado de TNB

Web Statistics